Bmw 320i
2.0 16V Turbo Flex GP Automático
R$ 219.900
Aprox. 60 x R$ 6.153
Quando falamos em números de vendas, além de liderar a categoria de sedans médios-premiums, o BMW 320i ainda consegue ser o modelo mais vendido da montadora alemã em solo brasileiro e também o mais famoso entre todo o segmento de luxo. A linha 320i, derivação do Série 3, está disponível em 3 configurações de acabamento com o mesmo conjunto mecânico e tração traseira.
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Médio-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Combustível
Flex
Motor
2.0 turbo
Potência/Torque
184 cv / 30,6 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Traseira
O BMW Série 3 está disponível no Brasil desde 1991, mas falando especificamente do 320i, ele ficou realmente famoso em gerações mais novas, como na sexta, lançada no mercado brasileiro em 2012.
O BMW 320i Série 3 é o principal modelo da BMW, assim como o Corolla é para a Toyota, por exemplo. Todas as versões do sedan que começam com o número 3 correspondem ao Série 3, mas a mais famosa e comum entre elas é a 320i, que também é a mais barata da linha e está disponível em diferentes níveis de acabamento e equipamentos.
Não é difícil encontrar pontos positivos no BMW 320i, pois são vários. Entre os principais nós podemos citar o desempenho proporcionado pelo motor 2.0 turbo (mesmo que os números não sejam impressionantes), a ótima dirigibilidade, o acabamento bastante refinado e também o bom nível de equipamentos.
Por outro lado, o sedan de entrada da BMW pode não ser o mais recomendado a quem procura um porta-malas com ampla capacidade, ou mesmo para quem busca uma economia de combustível além da média. Para isso há a configuração híbrida plug-in 330e.
Vale ressaltar que o BMW Série 3 tem como rivais o Jaguar XE, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4, mas considerando o posicionamento de preços das configurações 320i, é o Audi que rivaliza mais intensamente com o sedan premium fabricado no Brasil.
O Série 3 chegou ao mercado brasileiro ainda importado em 1991, mas é nítido que o 320i começou a ter um real sucesso a partir da sexta geração global, que chegou por aqui em agosto de 2012. Em outubro de 2014 o modelo começou a ser fabricado na planta da BMW em Araquari (SC), ganhando um discreto facelift no início de 2016 e recebendo uma nova geração, a que é vendida atualmente, em setembro de 2019.
Além da incrementação de equipamentos e as alterações de preços, o 320i desde então teve como novidade apenas a motorização flex, em janeiro de 2021.
Principais concorrentes