Além de ser o SUV mais barato da BMW no Brasil atualmente, o X1 também é o modelo mais vendido da montadora de origem alemã nesse tipo de carroceria. Embora não tenha uma lista de equipamentos muito generosa, ele ainda se destaca por um bom acabamento e também por um eficiente conjunto mecânico.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV
Segmento
Médio-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas.
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
2.0 turbo
Potência/Torque
192 cv / 28,5 kgfm
Transmissão
Automática
Tração
Dianteira
Espaço e conforto internos
Porta-malas amplo
Design
Desempenho
Acabamento
Ar-condicionado digital dual-zone (de série)
Bancos dianteiros elétricos (de série)
Head-up display (versões sDrive20i X-Line Plus e M Sport Plus)
Teto-solar elétrico panorâmico (versões sDrive20i X-Line Plus e M Sport Plus)
Sistema de som Harman Kardon (versão sDrive20i M Sport Plus)
Consumo Cidade | 6,6 km/l (E) e 9,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,2 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 7,7 s
Velocidade máxima | 225 km/h.
Porta-malas | 505L
Tanque | 61L.
Versões atuais
sDrive20i GP Plus
sDrive20i X Line Plus
sDrive20i M Sport Plus
Versões descontinuadas
xDrive25i Sport
sDrive20i GP
sDrive20i X-Line
Linha do tempo
No mercado brasileiro o BMW X1 não teve muitas alterações, por mais que tenha sido lançado há mais de 12 anos. Prova disso é que a terceira geração ainda não foi apresentada, o que já o torna um pouco antigo em relação aos concorrentes mais atuais.
Saiba tudo sobre o BMW X1
O BMW X1 é posicionado na linha de entrada dos SUVs/Crossovers da BMW, e por coincidência ou não, além de mais barato é também o mais vendido da marca nessa categoria.
O primeiro ponto que chama atenção no modelo é o design, pois embora o X1 não esteja tão moderno quanto alguns concorrentes e até mesmo em comparação a outros carros da própria BMW, seu visual ainda é bastante atual e refinado. Entre os seus principais pontos positivos, devemos destacar a ampla capacidade do porta-malas (505L), o bom desempenho proporcionado pela motorização 2.0 turbo e também o ótimo acabamento interno do crossover, que se alia ao bom espaço da cabine.
Por outro lado, é nítido que o BMW X1 não acompanhou a evolução dos outros produtos da BMW, ao menos até o presente momento. Uma das formas mais claras de perceber isso é olhando para o painel de instrumentos, que ainda traz ponteiros analógicos e uma pequena tela digital, algo já antigo considerando os painéis totalmente digitais da linha atual da marca.
Também fazem falta as tecnologias de condução semi autônoma, já que nenhuma delas está presente no X1, nem mesmo controle de cruzeiro adaptativo. Conforme citamos, seus principais rivais receberam atualizações importantes não há muito tempo, e por isso acabam sendo mais modernos que o X1 na maioria das ocasiões. Estamos falando de concorrentes como Audi Q3, Land Rover Range Rover Evoque e também o Mercedes-Benz GLA.
Lançado aqui no Brasil em fevereiro de 2010, o primeiro facelift do modelo ocorreu em março de 2013, com alterações discretas. A segunda geração, esta sim que mudou bastante, desembarcou por aqui somente em janeiro de 2016, com uma reestilização em outubro de 2019 e outra recentemente, em fevereiro de 2022.
Principais concorrentes
- Audi Q3
- Mercedes-Benz GLA
- Land Rover Range Rover Evoque