CAOA Chery Tiggo 5X 2020

Avaliação

7 de 10

Versões CAOA Chery Tiggo 5X 2020

Tiggo 5X 2020 T

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 turbo e câmbio automatizado de 6 marchas. Conta com ar digital, multimídia, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.

Tiggo 5X 2020 TXS

Resumo

Mesmo conjunto mecânico da versão T, em equipamentos acrescenta bancos em couro e o do motorista com regulagem elétrica, teto solar elétrico e tem seis airbags.

Com vincos bem marcados no capô, grandes faróis dianteiros divididos em dois e com a continuidade do filete que dá identidade à marca, o design é um dos itens que a montadora vem cuidando muito nos seus carros. No Caoa CAOA Chery Tiggo 5X isto é igual, a grade dianteira em colmeia é em preto brilhante, a parte inferior da dianteira também tem acabamento este acabamento e na versão TXS tem faróis de milha. Tudo isto dá muito estilo ao Tiggo 5X, que é o SUV da Caoa CAOA Chery com mais cara de bravo e consequentemente o que mais agrada ao público brasileiro. Isto se intensifica na versão TXS tem rodas aro 18 diamantadas, que além do rack de teto flutuante e a lateral com detalhes em preto, inclusive onde seria uma janela vigia comuns às duas versões. Na traseira, também tem estilo de sobra para atender ao consumidor brasileiro, no lugar das tradicionais lanternas da Caoa CAOA Chery, que estão muito longe de serem feias, ele traz um visual mais próximo de alguns SUVs médios, na verdade lembra bastante o Kia Sportage. Mas a marca não perde sua identidade, com o filete que atravessa a traseira e as lanternas bem exclusivas com os filetes de luz em todo seu entorno e a luz de ré e seta na parte central, diferente dos demais Caoa CAOA Chery, mas ainda assim se nota facilmente que se trata de um SUV da montadora. Fecha o conjunto do design, o para-choque traseiro bem robusto com detalhes em preto e que abriga os faróis de neblina em um suporte conjunto com grade colmeia onde estão acoplados os sensores do estacionamento, boa saída para resolver os pontinhos que acabam ficando na traseira de alguns carros.
O motor é o compartilhado por todos os carros da Caoa CAOA Chery, com exceção do Tiggo 2 que não tem turbo. O 1.5 turbo flex com 16 válvulas entrega 150 cavalos de potência ao Tiggo 5X, o câmbio é o automatizado de seis marchas e dupla embreagem já conhecido em outros modelos também e a tração é dianteira.
O motor turbo do Caoa CAOA Chery Tiggo 5X faz o carro acelerar de 0 a 100 km/hora em 11 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/hora, bom desempenho para um SUV deste porte. No consumo, os números não são bons, infelizmente a Caoa CAOA Chery peca nisto em todos seus carros. O Tiggo 5X roda 6,7km/litro na cidade e 8,1 na estrada com etanol, quando abastecido com gasolina ele roda 9,8 e 11,7 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada.
O Caoa CAOA Chery Tiggo 5X tem bom rendimento e torque disponível em baixas rotações, o carro é bem estável com a suspensão bem ajustada. Por mais pesado que todos os seus concorrentes fica um pouco menos estável em curvas em altas velocidades e faz também que a resposta do motor demore um pouco para chegar ao seu aproveitamento máximo. Além disto, o vão livre de 15 centímetros é baixo para a categoria, mas estes itens não o deixam fora da média da categoria, com alguns pontos positivos em cada um dos SUVs. A posição de dirigir é um destes pontos fortes do Tiggo 5X proporcionado pela bem ajustada direção elétrica progressiva, a regulagem do banco de motorista (elétrica na versão TXS) e a regulagem de altura do volante, para ser perfeito faltou só regulagem de profundidade.
O Caoa CAOA Chery Tiggo 5X tem um dos maiores entre-eixos da categoria, só ficando atrás do Volkswagen T-Cross, com 2,63 metros e na largura é o maior entre todos os concorrentes e na altura só fica atrás do Jeep Renegade, isto resulta no melhor espaço interno da categoria. Este bom espaço interno com o bom nível de acabamento e baixo nível de ruído o faz ser um dos mais confortáveis do segmento. Há saída de ar-condicionado na parte traseira, o túnel é bem baixo e duas conexões USB, só fica devendo espaço no porta-malas que é um dos menores da categoria com 340 litros, se não fosse esse detalhe dá até para fazer uma viagem longa com 5 passageiros.
Neste item, a Caoa CAOA Chery sempre deixa seus concorrentes para trás e no Tiggo 5X não é diferente. O carro vem recheado já na versão T com faróis com acendimento automático, partida por botão, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico e todos os vidros elétricos com função one-touch, vão além do trivial. Já a versão TXS ainda tem bancos em couro e o do motorista com ajustes elétricos, em altura, profundidade e lombar e teto solar panorâmico.
O acabamento interior do Caoa CAOA Chery Tiggo 5X tem predominância de material emborrachado e acolchoado tanto nas portas quanto no console. Ao lado painel fica uma saída de ar horizontal bem atraente em seu design, nas laterais elas são mais dentro do padrão e a do meio que direciona ar para o passageiro dianteiro também, todas com detalhe cromado. O kit multimídia tem 9 polegadas de alta resolução com cores fracas, mas funciona muito bem, tem dois conexões USB e espelhamento para celulares. A tela do painel tem 4,8 polegadas e muitas informações do computador de bordo, com muito estilo também os mostradores analógicos de velocidade e conta-giros têm excelente iluminação e desenho.
Outro ponto forte do Caoa CAOA Chery Tiggo 5X é a segurança, nas duas versões o SUV vem com assistentes de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, de pressão dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento. O plus da Caoa CAOA Chery para todos seus carros e que deixa o Tiggo 5X com uma enorme vantagem de seus concorrentes é o freio a disco nas quatro rodas A versão TXS tem bolsas extras de airbags nas laterais e de cortina, totalizando seis, o que também não são muitos concorrentes que oferecem nesta faixa de preço, já a versão T conta com o duplo airbag. Além disto, o Tiggo 5X traz o obrigatório para o mercado brasileiro, com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros e ganchos Isofix.
Mais potente, mais barato e mais bem equipado que seus concorrentes, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster e Ford EcoSport, só que mais gastão na bomba de combustível. Sem a confiança das marcas que já tem história mais longa no Brasil, a CAOA Chery ganhou com a compra pela Caoa uma identidade brasileira e o histórico da empresa ter feito um processo similar com a Hyundai e que deu muito certo. Então o mais provável é que cumpra com suas promessas em reposição de peças e ampliação de concessionárias, o que realmente tem feito até agora. Então na balança para sua decisão o que vai jogar mesmo é o estilo e a entrega de equipamentos, consumo e preço, para verificar se o Caoa CAOA Chery Tiggo 5X vai chegar parar na sua garagem,