A Chevrolet tem atualmente o Onix Plus (chamado de Prisma nas antigas gerações) como seu sedan compacto no Brasil, mas ela também já vendeu por aqui o Cobalt, que embora também fosse compacto, era vendido como uma opção um pouco mais refinada frente ao Prisma, além de muito mais espaçoso e, logicamente, mais caro.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.8 aspirado
Potência/Torque
111 cv / 17,7 kgfm
Transmissão
Manual ou automática convencional
Tração
Dianteira
Espaço interno
Capacidade do porta-malas
Confiabilidade mecânica
Conforto
Economia de combustível
Central multimídia de 7” (de série)
Piloto automático (versões automáticas)
Ar-condicionado manual (de série)
Volante multifuncional em couro (de série)
Faróis de neblina (de série)
(1.8 Manual)
Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 15,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,5 s
Velocidade máxima | 170 km/h
Porta-malas | 563 L
Tanque | 54 L
Versões atuais
LT
LTZ
Versões descontinuadas
Elite
LS
Graphite
Advantage
Linha do tempo
Desde sua primeira versão o Chevrolet Cobalt foi muito querido pelos taxistas, pois era econômico e bem espaçoso, com porta-malas gigante considerando sua categoria. Saiu de linha quando o Onix Plus, mais moderno, acabou roubando seu espaço no mercado.
Saiba tudo sobre o Cobalt
O Chevrolet Cobalt era um sedan compacto da marca em nosso país, mas suas diferenças em relação ao Prisma, modelo menor e mais barato, se resumiam basicamente ao porte (incluindo o espaço interno) e ao motor 1.8, já que os outros quesitos eram muito parecidos.
Sem sombra de dúvidas sua maior qualidade realmente é o espaço interno proporcionado pelo seu tamanho, assim como o porta-malas, que com 563 litros, é bem mais espaçoso que alguns sedans médios, a exemplo do Toyota Corolla que tem 470 litros. Por esse motivo ele foi muito querido pelos taxistas, além de que trazia um baixo consumo de combustível mesmo com o motor 1.8.
Todavia, vale lembrar que o Chevrolet Cobalt nunca teve foco na lista de equipamentos e nos itens cheios de modernidade, não oferecendo nada além do essencial para sua faixa de preços. O design, que melhorou após a reestilização de meia vida, também foi bastante criticado em seu lançamento. Além disso, o acabamento é mediano.
Lançado no mercado brasileiro em novembro de 2011 como linha 2012, o Cobalt ganhou o motor 1.8 aspirado apenas em agosto de 2012, no caso como linha 2013. Com o visual bastante criticado no início, em dezembro de 2015 o sedan passou pelo primeiro e único facelift de sua carreira. Em agosto do ano seguinte o propulsor 1.8 recebeu uma recalibração onde ganhou mais potência e torque.
Depois de perder a versão mais cara Elite em junho de 2019, o Chevrolet Cobalt saiu de linha em março de 2020, ofuscado pela chegada do Onix Plus, irmão de montadora que é bem mais compacto, mas também muito mais moderno e com melhor custo-benefício.
Principais concorrentes