1/6
Versões Chevrolet Equinox 2021
Equinox 2021 Premier 1.5 Turbo
Resumo
6 airbags, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, sistema de permanência em faixa, farol alto adaptativo, faróis e DRL em LED, tração integral, abertura automática do porta-malas, ar-condicionado digital dual-zone, chave presencial e etc.
No quesito design o Equinox 2021 se sai bem, entregando algo diferente dos rivais.
Na dianteira ele dispõe de um conjunto óptico quase todo em LED, com exceção dos faróis de neblina e das luzes de seta, que são do tipo convencionais e ficam na parte debaixo da região frontal. A grade mescla os detalhes em cromado com uma faixa em preto brilhante.
As laterais são bonitas, apesar de vincos relativamente simples.
Já a traseira traz iluminação em LED para lanterna e luz de freio, prosseguindo com luzes convencionais na ré e nas setas.
A única alternativa de conjunto mecânico compõe o motor 1.5 turbo de 4 cilindros em linha, que rende potência máxima de 172 cv aos 5.600rpm, torque máximo de 27,8 kgfm entregues em 2.500rpm, sempre com gasolina, pois a motorização não é flex.
A transmissão aliada ao 1.5T é automática convencional de 6 velocidades.
A tração AWD (All Wheel Drive) funciona sob demanda, ou seja, o próprio sistema identifica quando a tração nas quatro rodas deve ser acionada. No console central existe um botão destinado à tração AWD, que ativa ela de forma permanente.
Para acelerar de 0 a 100 km/h o SUV médio leva 9,2s, e pode atingir a velocidade máxima de 185 km/h. Apesar dos números não serem ruins, a antiga versão 2.0T entregava um desempenho muito mais empolgante, que era um dos maiores diferenciais do Equinox.
O consumo é de 9,5 km/l em percurso urbano e 11,7 km/l em trajeto rodoviário.
A direção elétrica progressiva proporciona um bom conforto para a vivência na cidade, que fica ainda mais prática com o sistema de estacionamento automático (Park Assist).
A suspensão independente nas quatro rodas é voltada para o conforto, tornando o Equinox um dos melhores no segmento em relação a esse quesito, assim como no isolamento acústico.
Embora seja um crossover médio, o Chevrolet é baixo, o que não o adequa para o uso em condições off-road, mesmo com tração integral. Infelizmente os números de ângulo de entrada e saída não são informados, mas o vão livre em relação ao solo é de apenas 16 cm.
O acabamento interno é bom, revestido em couro preto e com linhas tradicionais, sem muita ousadia.
Com entre-eixos de 2,72m e comprimento de 4,65m, o modelo disponibiliza um ótimo espaço interno para os ocupantes, inclusive para o passageiro que vai ao banco central traseiro, já que praticamente não há túnel central no assoalho.
No porta-malas a capacidade para bagagens é de 468L, que podem se tornar 1.627L com os bancos rebatidos. Na parte inferior há um compartimento de 79L, ideal para guardar itens menores.
A versão única Premier 1.5T AWD AT traz de série, 6 airbags, freio de estacionamento eletrônico, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensores de ponto cego, alerta de objetos esquecidos no banco traseiro, sensor de pressão dos pneus, sistema de permanência em faixa, controles de estabilidade e tração, farol alto adaptativo, faróis de neblina, DRL em LED, lanterna traseira de neblina, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, faróis em LED com projetor e regulagem elétrica de altura, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, tração integral sob demanda, lanternas traseiras em LED, bancos e volante revestidos em couro, abertura automática da tampa do porta-malas, sensor crepuscular, ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras, assistente de partida em rampas, câmera de ré, assistente de descida, carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, piloto automático, Park Assist, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, partida do motor à distância, central multimídia MyLink com sistema de som BOSE, paddle shifts, teto-solar elétrico panorâmico e retrovisores elétricos com aquecimento, repetidores de seta em LED e rebatimento elétrico.
O Equinox Premier utiliza a central multimídia MyLink, com tela sensível ao toque de 8”. Ela conta com GPS nativo, conexão Android Auto e Apple CarPlay por fio e Bluetooth, mas ainda não traz o sistema de wi-fi nativo que outros modelos da montadora americana já oferecem. O sistema de conectividade OnStar é de série, mas exige uma mensalidade depois do período de experimentação.
O painel de instrumentos é bem parecido com o restante da linha, contando com dois instrumentos analógicos nas laterais e uma tela digital ao centro.
O sistema de som é assinado pela BOSE, e é composto por 5 alto falantes e 2 tweeters.
São bons itens de segurança na versão Premier. Ela contempla equipamentos como alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta para objetos esquecidos no banco traseiro, controles de estabilidade e tração, assistência de permanência em faixa, farol alto adaptativo e etc.
São 6 airbags, compostos por 2 frontais obrigatórios por lei, 2 laterais e 2 de cortina. É uma boa quantidade, mas ele poderia incluir também o airbag para o joelho do motorista, que não está disponível.
Infelizmente o ACC (Piloto automático adaptativo) não é ofertado na linha 2021.
O Chevrolet Equinox 2021 é uma boa opção para quem busca espaço interno, refinamento e conforto. Em contrapartida, o modelo ainda precisa de atualizações para bater de frente com a nova concorrência. Tecnologias como piloto automático adaptativo, painel de instrumentos digital, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de conectividade mais avançado e wi-fi nativo seriam bem-vindas na próxima atualização do modelo, que deve chegar em breve com novo visual.