Com exceção de 2021, o Chevrolet Onix é simplesmente o modelo mais vendido do mercado automotivo brasileiro há 6 anos, e logicamente, também o mais emplacado de sua categoria. Atualmente é também um dos carros mais econômicos de nosso país, desconsiderando os híbridos. Hoje em dia a montadora americana oferece 7 configurações de acabamento para o Onix.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
116cv / 16,8 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Equipamentos
Consumo de combustível
Ampla gama de versões
Custo-benefício
Segurança
Wi-fi nativo através de um chip
Estacionamento automático (Park Assist)
Carregador de celular por indução
Chave presencial
Faróis com projetor e lanternas traseiras em LED
(1.0 Turbo AT)
Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,7 km/l (E) e 15,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,1s
Velocidade máxima | 187 km/h
Porta-malas | 275L
Tanque | 44L
Versões atuais
1.0 Manual
LT
1.0 Turbo Automática
LTZ
RS
Premier
Premier 2
Versões descontinuadas
Effect
LS
Activ
Advantage
Joy
Linha do tempo
O Chevrolet Onix foi o modelo mais vendido do Brasil durante 6 anos, até que em 2021 o hatch compacto-premium foi desbancado pela Fiat Strada, que assumiu a liderança. O principal motivo da queda de vendas é a quantidade de paralisações em sua fabricação.
Saiba tudo sobre o Onix
O Chevrolet Onix é um queridinho dos consumidores brasileiros, já que foi o carro mais vendido do Brasil durante alguns anos, perdendo este posto em 2021. Mesmo assim ainda se trata de um modelo muito requisitado, com filas de espera nas concessionárias.
A nova geração tem destaque no conjunto de segurança, já que traz por exemplo, 6 airbags e controles de estabilidade e tração de série. Desempenho não é o melhor do segmento, mas é bom considerando a sua proposta, sobretudo ao notar que se trata de uma motorização muito eficiente no quesito consumo de combustível, até mesmo com transmissão automática.
Ele também merece elogios em sua lista de equipamentos, trazendo um sistema avançado de tecnologia, principalmente na central multimídia com internet 4G nativa e no estacionamento automático (Park Assist). Sensor de ponto cego e carregador de celular por indução também fazem parte do conjunto.
Todavia, seu porta-malas não entrega uma capacidade generosa para bagagens, e sua altura em relação ao solo é baixa, o que pode fazer a dianteira raspar com facilidade. O acabamento também é um ponto que poderia ser melhor, assim como o painel de instrumentos, que traz apenas uma pequena tela digital ao centro.
O modelo possui uma ampla faixa de preço por conta das várias versões disponíveis.
O Chevrolet Onix foi lançado no Brasil em outubro de 2012, e desde então tem alcançado muito sucesso. Seu primeiro facelift ocorreu em julho de 2016, quando também chegou a versão aventureira Activ. A nova geração desembarcou por aqui em setembro de 2019, com uma versão de proposta visual esportiva estreando 1 ano depois.
Principais concorrentes