No passado as minivans já foram bastante queridas no Brasil, mas nos últimos anos perderam praticamente todo seu espaço para os SUVs. Prova disso é que no segmento compacto restou apenas a Chevrolet Spin, visto que a Fiat Doblò saiu de linha no final de 2021. O modelo foca em uma proposta familiar que está cada vez mais rara em sua faixa de preços.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Minivan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 ou 7 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.8 aspirado
Potência/Torque
111 cv / 17,7 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Versatilidade
Capacidade do porta-malas
Confiabilidade mecânica
Espaço interno
Opção de 7 lugares
Sensores crepuscular e de chuva (a partir da versão Premier)
Lanterna dianteira em LED (a partir da versão LTZ)
Piloto automático com limitador de velocidade (de série)
Câmera de ré (a partir da versão LTZ)
Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay (exceto versão LS)
Consumo Cidade | 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,9 km/l (E) e 12,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,3 s
Velocidade máxima | 168 km/h
Porta-malas | 710 L (553 l nas versões com 7 lugares)
Tanque | 53 L
Versões atuais
LS
LT 7L
LTZ
Premier 7L
Activ
Activ7
Versões descontinuadas
Advantage
Linha do tempo
É verdade que a Chevrolet Spin passou por várias pequenas mudanças ao longo de sua trajetória no Brasil, mas desde seu lançamento em 2012, a única reestilização foi aplicada em julho de 2018, e não há previsão para outro facelift.
Saiba tudo sobre o Spin
Considerando todos os segmentos do mercado automotivo brasileiro, a Chevrolet Spin é uma das pouquíssimas minivans ainda disponíveis como 0km, e dentro de uma categoria mais “acessível” (considerando os padrões de hoje), ela é realmente a única do Brasil e também o carro mais barato do país com sete lugares.
Sua vocação é bastante nítida: ser um carro de proposta familiar, visando o espaço interno, a capacidade do porta-malas (com incríveis 710 l nas versões de 5 lugares) e o conforto.
Justamente por esse motivo, a Chevrolet Spin não é a melhor opção para quem procura desempenho, esportividade ou até mesmo uma lista de equipamentos repleta de itens modernos e conectados.
Com um conjunto mecânico bastante robusto e já conhecido há muitos anos, a minivan da Chevrolet acabou sendo uma grande aliada dos taxistas e até mesmo da Polícia Militar. Realmente é direcionada a quem necessita de um carro com bom espaço interno.
A estreia oficial em solo brasileiro aconteceu em junho de 2012, mas a central multimídia MyLink chegou apenas em julho do ano seguinte. A versão aventureira, chamada de Activ, desembarcou por aqui em novembro de 2014, já como linha 2015.
Ainda com o mesmo visual, em agosto de 2016 seu motor foi atualizado, onde a Spin ganhou 3 cv de potência. Finalmente o primeiro (e único até o momento) facelift de sua carreira brasileira foi lançado em julho de 2018. A última mudança relevante aconteceu em junho de 2020, quando ganhou os importantes controles de tração e estabilidade.
Principais concorrentes