Fiat Cronos 2020

Avaliação

6.5 de 10

Versões Fiat Cronos

Cronos 1.8L AT6 Flex

Resumo

Mesma lista de equipamentos de conforto e segurança do Fiat Cronos Drive 1.3, com conjunto mecânico superior, com motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas.

Cronos Drive 1.8L AT6 Flex

Resumo

Versão Drive com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas.

Cronos Precision 1.8L AT

Resumo

Versão completa com motor 1.8 e câmbio automático com aletas no volante. Em matéria de segurança, soma um total de 4 airbags.

Cronos 1.3L Flex

Resumo

A versão básica do Cronos conta com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos. Em segurança somente o básico, sendo, freios ABS e airbags frontais.

Cronos Drive 1.3L Flex

Resumo

Versão de entrada de linha com motor 1.3 e câmbio manual. Tem multimídia com tela de 7' com Apple Car Play e Android Auto e controle de estabilidade.

Cronos HGT 1.8L AT Flex

Resumo

Versão com apelo esportivo, completa em equipamentos. Em segurança tem 4 airbags. E no visual, faróis escurecidos e rodas aro 15 polegadas exclusivas.

Cronos Drive 1.3L GSR Flex

Resumo

Versão idêntica à Drive 1.3, mas com câmbio automatizado com dupla embreagem.

Cada versão do Fiat Cronos 2020 tem seu toque especial, mesmo o Cronos Drive já se mostra bastante atraente no design com detalhes de automóveis de nível e preço superior. O Cronos HGT traz um visual esportivo, mas não se anime muito, no desempenho ele fica devendo. Com rodas de liga leve de 17 polegadas pintados de preto, pintura que também está nas saias frontais, laterais e traseiras do carro e os logotipos foram escurecidos. Para quem busca comprar o sedan com um visual mais arrojado, o Cronos Drive S-Design 1.3 também é uma boa opção, com estes mesmos detalhes escurecidos externamente e faróis de milha, que somente as versões mais caras também têm.
O Fiat Cronos 2020 com motor 1.3 Fire Fly desenvolvido pela própria Fiat tem 109 cavalos de potência, no Cronos 1.3 Flex, Cronos Drive 1.3 Flex e Cronos Drive 1.3 S-Design vem com câmbio manual de seis marchas. Este mesmo motor equipa o Cronos Drive 1.3 GSR que vem com o polêmico câmbio automatizado, que é um pouco mais bem ajustado no sedan, mas mesmo assim dá alguns solavancos na mudança de marchas. O Cronos Drive 1.8, Cronos Precision 1.8 e Cronos HGT 1.8 compartilham um mesmo conjunto mecânico, apesar deste último, ser vendido pela Fiat como esportivo. Estas versões vêm com o motor 1.8 com 16 válvulas, que é o 1.6 comprado da BMW, já usado pela Fiat em modelos mais antigos e melhorado para o Fiat Cronos entrega 139 cavalos; o câmbio é automático com seis velocidades.
Nas versões com motor 1.3 o Fiat Cronos percorre 12,4 km/litro na cidade e 14,8 km/litro na estrada quando abastecido com gasolina, e, com etanol o sedan roda 8,5 e 10,3 km/litro, nas mesmas circunstâncias. O desempenho do Fiat Cronos 1.3 é surpreendente, acelerando de 0 a 100 km/hora em 11,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 183 km/h. Este desempenho é digno de carros com motorização maior e o consumo deixa o sedan com números próximos dos nossos populares; na versão GSR equipado com o câmbio automatizado o Fiat Cronos é ainda mais econômico. Nas versões equipadas com o motor 1.8, o Fiat Cronos 2020 acelera de 0 a 100 km/hora em 9,9 s e atinge a velocidade máxima de 196 km/hora. O consumo não chega a ser ruim para a motorização do sedan, rodando com gasolina 10,3 km/litro na cidade e 13,3 km na estrada, quando abastecido com etanol, o Fiat Cronos 1.8 percorre 7,2 e 9,6 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada.
Confortável ao dirigir, o Fiat Cronos fica devendo a regulagem de profundidade do volante, que poderia deixar uma boa posição mais fácil de ser encontrada. O Cronos HGT não traz ajustes de suspensão e de direção e nem mesmo um botão para acionamento da função Sport está presente, além do desempenho que é fraco para um esportivo. Com o câmbio automatizado, o Cronos Drive 1.3 GSR tem a característica dos pequenos solavancos típicos desta transmissão, mas é um pouco mais ajustado do que de outras fábricas e dos modelos anteriores da Fiat.
Com ajustes muito precisos mesmo nas versões básicas que usam mais plástico, o acabamento interno é bom, fazendo do Fiat Cronos, um sedan bastante confortável. O espaço interno também é ponto forte do sedan e o porta-malas com mais de 500 litros é um dos maiores da categoria de sedans compactos.
Com uma boa lista de equipamentos, se você comparar com carros da mesma faixa de preço, o Fiat Cronos 2020 vem com ar-condicionado digital em todas as versões com exceção da básica, o Cronos 1.3 Flex. O teto no Cronos HGT tem forração em tecido preto deixando o interior mais sóbrio e um aspecto mais luxuoso que as outras versões, o mesmo acabamento também está presente no Cronos Drive 1.3 S-Design. Tanto o volante quanto a alavanca de câmbio são forrados em couro em todas as versões do Fiat Cronos 2020, já os bancos são opcionais somente no Cronos Precision e no Cronos HGT. Todas as versões vêm com vidros, travas e retrovisores elétricos, além da direção elétrica.
O painel e kit multimídia do Fiat Cronos são basicamente os mesmos do Fiat Argo, oferecendo computador de bordo completo com controle no volante, que também opera o rádio. Com tela sete polegadas e sensível ao toque, o sistema multimídia é opcional nas versões básicas e intermediárias, de série, o equipamento vem somente no Cronos Precision 1.8, Cronos HGT 1.8 e no novo Cronos Drive S-Design 1.3.
No item segurança, o Fiat Cronos traz os airbags dianteiros em todas as versões e o sistema de freios com ABS e EDB, itens obrigatórios em todos os carros brasileiros. Todas as versões têm o sistema auxiliar para saídas em rampas e no Cronos HGT há controle de tração e estabilidade de série e nas demais o equipamento é opcional, exceto na versão básica que não o oferece. Os airbags laterais e a câmera de ré também são de série no Cronos HGT e oferecidos como opcionais somente no Cronos Precision.
Entre prós e contras o Fiat Cronos é uma boa compra, o difícil da escolha neste segmento é que o mercado brasileiro tem ótimas opções se você quer comprar um sedan compacto. O consumo e o desempenho do Fiat Cronos 2020 1.3 aliados com preço bastante interessante para o segmento são as melhores compras. Apesar das ressalvas do câmbio automatizado, o Fiat Cronos Drive 1.3 GSR é o que apresenta o melhor custo-benefício, isto se você o comparar com as outras versões do sedan e também com seus concorrentes. Nas versões com motor 1.8, o Cronos Precision e Cronos HGT que tenta ser esportivo são interessantes, mas ficam mais aquém do se imaginava em desempenho. O acabamento e a tecnologia nas versões topo de linha do Fiat Cronos 2020 são de alto nível, mas com a ressalva de que seus concorrentes têm o mesmo padrão e alguns com desempenho superior, enfim, neste segmento há muito a comparar antes de comprar.