O Grand Siena chegou ao nosso mercado em 2012 como uma nova geração do Fiat Siena, que ainda conviveu em conjunto com ele durante alguns anos. Ele saiu de linha recentemente, praticamente idêntico a primeira linha do modelo. Nos últimos anos ele era buscado apenas por taxistas e empresas que o adquiriam para utilizá-lo em suas frotas de veículos.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.4 aspirado
Potência/Torque
88cv / 12,5 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Capacidade do Porta-malas
robustez do chassi
Ampla rede de concessionárias
Alta confiabilidade mecânica
GNV de fábrica (Opcional)
Ar-condicionado manual
Direção hidráulica
Travas elétricas
Vidros elétricos dianteiros
Abertura elétrica do tanque de combustível
Consumo Cidade | 7,8 km/l (E) e 11 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,5 km/l (E) e 13,5 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12,5s
Velocidade máxima | 175 km/h
Porta-malas | 520L
Tanque | 48L
Versões descontinuadas
1.0 Manual
1.4 Manual
Attractive
Essence
Tetrafuel
Linha do tempo
O visual do Grand Siena permaneceu praticamente igual durante sua carreira, recebendo apenas o logo escrito da Fiat na tampa traseira, em 2019. Além disso, apenas alguns pequenos detalhes de acabamento foram alterados.
Saiba tudo sobre o Grand Siena
Nos últimos anos o Fiat Grand Siena fez parte do grupo de modelos “veteranos” da Fiat, que estavam sendo ofertados mesmo sem receber atualizações significantes durante muito tempo. Nessa época mais atual, a maior parte de suas vendas eram direcionadas a empresas que necessitavam de modelos simples e robustos em suas frotas de veículos, como por exemplo as locadoras.
Como dissemos, só compensava adquirir o sedan compacto através da modalidade de venda direta, onde os preços diminuem bastante. Para o consumidor comum o Grand Siena já não fazia mais sentido, pois custava muito mesmo trazendo um projeto muito antigo, com motorização ultrapassada, um acabamento muito simples e uma lista de equipamentos muito enxuta.
A sua principal qualidade se encontra no espaço disponível para bagagens, além de uma manutenção bastante simples e uma ampla rede de concessionárias da marca.
Nessas últimas linhas ele disputou o segmento com alguns modelos também já ultrapassados, embora ainda fossem mais modernos que o Grand Siena. Estamos falando de carros como Renault Logan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Joy Plus e Ford Ka Sedan.
Esse segmento mais acessível está cada vez mais raro em nosso mercado, tanto é que destes citados, apenas os modelos da Volkswagen e da Renault seguem suas produções.
Com exceção de alterações na gama de versões e de motores disponíveis, o sedan compacto da Fiat não recebeu praticamente nenhuma alteração ao longo de seu ciclo de vida. O visual passou por uma modificação extremamente discreta em agosto de 2019, quando ganhou o novo símbolo escrito da montadora italiana, mas só na traseira.
Principais concorrentes