Há muito tempo o Fiat Mobi rivaliza com o Renault Kwid na disputa pelo título de carro mais barato do Brasil, que varia de acordo com cada mudança de preços realizada pelas montadoras. Atualmente o Mobi é sim o modelo 0km mais acessível do país, e está disponível em 2 versões de acabamento, sempre com o mesmo conjunto mecânico.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Subcompacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque
74cv / 9,7 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Robustez
Economia de combustível
Porte compacto
Central multimídia avançada
Manutenção barata
Central multimídia Uconnect de 7” (versão Trekking)
Retrovisores com repetidores de seta em LED e função tilt-down no lado direito (opcional para a Trekking)
Sensor de pressão dos pneus (de série)
Controles de estabilidade e tração (opcional)
Assistente de partida em rampas (opcional)
Consumo Cidade | 9,6 km/l (E) e 13,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,4 km/l (E) e 15 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 14,4s
Velocidade máxima | 152 km/h
Porta-malas | 200L
Tanque | 47L
Versões atuais
Like
Trekking
Versões descontinuadas
Easy
Drive
Way
Easy Comfort
Easy On
Linha do tempo
Por mais que já tenha sido ofertado com o bom e moderno motor 1.0 FireFly, a Fiat acabou descontinuando essa opção e voltou a equipar o Mobi com o motor 1.0 Fire, que permanece até hoje. Desde abril de 2016 ele recebeu apenas 1 pequena alteração visual.
Saiba tudo sobre o Mobi
Por ser um hatch subcompacto, a função do Fiat Mobi no Brasil é ser um modelo de pequeno porte que seja ágil e prático para grandes cidades, sem foco no uso rodoviário. Sua proposta também é ser um carro mais acessível, e exatamente por isso atualmente é um dos mais baratos do país.
O pequeno Mobi atende bem quem costuma transitar com menos de 3 pessoas no veículo e dificilmente utiliza o porta-malas para abrigar objetos maiores ou em grande quantidade. Por ser um modelo de entrada, ele também chama a atenção de empresas que necessitam de veículos robustos e com baixo custo de manutenção em suas frotas, além de econômicos.
Entre os pontos negativos, podemos citar o porta-malas com baixa capacidade, o espaço interno e a lista de equipamentos, já que seu único concorrente foi atualizado recentemente e recebeu itens de série mais modernos. Como é basicamente o mesmo de 2016, o visual também já está um pouco cansado e necessitando de uma reestilização.
Curiosamente o Fiat Mobi possui apenas um rival direto atualmente, que é o Renault Kwid. Ambos os modelos são os únicos modelos à venda atualmente classificados como hatches subcompactos, embora as versões mais caras possam acabar disputando mercado com carros maiores.
Lançado em abril de 2016, na época estava disponível somente o propulsor 1.0 Fire, até que em novembro do mesmo ano a Fiat decidiu disponibilizar o hatch com o moderno 1.0 FireFly, depois voltando atrás em abril de 2020 e passando a ofertar somente o Fire novamente.
Seu primeiro e único facelift até o momento ocorreu em outubro deste mesmo ano, enquanto sua última novidade foi apresentada em março de 2022, onde ganhou novos opcionais de segurança.
Principais concorrentes