Embora a Fiat já tenha vendido o Freemont no mercado brasileiro, ela nunca tinha atuado no segmento de SUVs compactos, ao menos até a chegada do Pulse, que é derivado do Argo e foca na quantidade de equipamentos e tecnologia.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
130 cv / 20,4 kgfm
Transmissão
Manual ou CVT
Tração
Dianteira
Tecnologia
Equipamentos
Economia de combustível
Desempenho
Conectividade
Faróis em LED (de série)
Alerta de mudança de faixa (versões Audace e Impetus)
Frenagem automática de emergência (versões Audace e Impetus)
Farol alto automático (versões Audace e Impetus)
Painel de instrumentos de 7” (versão Impetus)
Consumo Cidade | 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,4s
Velocidade máxima | 189 km/h
Porta-malas | 370 l
Tanque | 47 l
Versões atuais
Drive
Audace
Impetus
Linha do tempo
Por ter sido lançado recentemente no Brasil, o Fiat Pulse ainda não teve nenhum marco importante em sua linha do tempo. Vale ressaltar que ele foi responsável por estrear esse segmento de SUVs compactos na linha Fiat.
Saiba tudo sobre o Pulse
Por mais que seja baseado no hatchback Argo, o Fiat Pulse possui muitas características próprias, a exemplo da motorização que equipa as versões mais caras e a quantidade de tecnologia embarcada, além de outros detalhes técnicos de desenvolvimento do projeto.
Certamente um dos pontos que mais chamam atenção no Fiat Pulse é sua lista de equipamentos, que é bastante generosa mesmo na versão de entrada, enquanto as duas mais caras trazem até mesmo recursos inteligentes de condução, como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático.
Em geral o modelo também é seguro e conta com bastante itens de conectividade (com direito a serviço de conectividade inteligente da Fiat), enquanto o desempenho e o baixo consumo de combustível são elogiáveis.
Em contrapartida o Pulse pode não ser a melhor opção para quem busca e/ou necessita de um amplo espaço interno, já que ele é bem parecido com o Argo neste quesito. O porta-malas também não é muito diferente, pois os 370 l do crossover são medidos através de litros líquidos (um método mais generoso), ao contrário dos 300 l do hatch medidos por blocos. O acabamento também é bastante simples.
Como a Jeep e a Fiat pertencem ao mesmo Grupo Stellantis, disputar exatamente o mesmo tipo de consumidor não seria muito benéfico, portanto o Pulse é posicionado em um nicho mais abaixo do Renegade e de outros SUVs compactos, desta forma concorrendo diretamente com Renault Duster e Volkswagen Nivus, mas também disputando mercado com modelos maiores por questões de preço, tais como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Depois de ter seus detalhes revelados aos poucos e ser mostrado completamente em um reality show, o Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021 e desde então não passou por nenhuma alteração.
Principais concorrentes