A Fiat Strada é a picape compacta da Fiat, que sempre soube a posicionar de forma que conquistasse o público brasileiro, e por conta disso ela se classifica como a mais vendida do segmento há muitos anos. Recentemente inovou trazendo pela primeira vez uma transmissão CVT em seu segmento, algo que a única rival não oferta.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Picape
Segmento
Compacta
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.3 aspirado
Potência/Torque
107cv / 13,7 kgfm
Transmissão
Manual ou CVT
Tração
Dianteira
Lista de equipamentos
Robustez
4 portas (Exclusivo no segmento)
Consumo de combustível
Única da categoria com transmissão automática
Carregador de celular por indução
Faróis em LED
Central multimídia de 7”
Sensor de pressão dos pneus
Ar-condicionado manual
(1.3 Cabine Dupla CVT)
Consumo Cidade | 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,9 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12s
Velocidade máxima | 165 km/h
Porta-malas | 844L
Tanque | 55L
Versões atuais
Endurance
Freedom
Volcano
Ranch
Versões descontinuadas
Adventure
Hard Working
Trekking
Sporting
Linha do tempo
Ao longo de seus quase 24 anos de história, a Strada inovou diversas vezes no segmento, como ao trazer uma terceira porta, o câmbio automatizado Dualogic, a cabine com 4 portas nessa nova geração e até mesmo uma transmissão automática (CVT neste caso).
Saiba tudo sobre o Strada
A Fiat é uma montadora muito inteligente ao estudar o gosto e a preferência dos consumidores brasileiros. Com base nisso ela sempre entregou um conjunto muito eficiente na Fiat Strada, que é voltada principalmente ao trabalho, mas que também ganhou atributos de um carro de passeio na geração atual.
A picape compacta sempre foi focada no uso comercial, trazendo bastante robustez e facilidade de manutenção. Porém, com a chegada da nova geração, ela inovou novamente o segmento ao trazer quatro portas, e mais recentemente, a transmissão automática do tipo CVT.
Juntamente com uma lista de equipamentos ampla (Considerando seu segmento), esses atributos a deixaram mais adequada para o uso no lazer, algo que a concorrência ainda não entrega muito bem. Segurança também é um ponto positivo, já que tem por exemplo, 4 airbags em todas as versões com cabine dupla.
Em contrapartida a Fiat Strada conta com um acabamento simples, até mesmo nas configurações mais caras da gama, que também poderiam trazer um desempenho um pouco mais eficiente.
A Fiat já enfrentou rivais nesse segmento antigamente, como a Peugeot Hoggar, a Ford Courier e a Chevrolet Montana. Fato curioso é que atualmente restou apenas a Volkswagen Saveiro, que conta com vendas muito mais singelas que as da picape italiana.
Com lançamento em outubro de 1998, a Fiat Strada está prestes a completar 24 anos de história no Brasil, e desse tempo de “vida”, ela é líder de emplacamentos há 22 anos. Ela trouxe recursos exclusivos no segmento diversas vezes, como a cabine dupla com terceira porta que chegou em 2013 e a com quatro portas que foi lançada em 2020, na nova geração do modelo.
Recentemente ela inovou novamente ao ser equipada com transmissão automática do tipo CVT, enquanto a concorrência sempre ofertou apenas câmbios manuais.
Principais concorrentes Volkswagen Saveiro.