Fiat Strada Hard Working 2020

Versões Fiat Strada Freedom

Strada Freedom CS 1.4L EVO Flex 2P Flex

Resumo

Versão intermediária com o mesmo motor 1.4 flex, cabine simples e rodas aro 15 de liga-leve.

Strada Freedom CD 1.4L EVO Flex 3P Flex

Resumo

Versão intermediária com o mesmo motor 1.4 flex, cabine dupla e rodas aro 15 de liga-leve.

O design do Fiat Strada 2020 não chega a desagradar, mas ele entrega que se trata de um projeto que já precisava mesmo ser remodulado. Nas versões básicas, o aspecto é muito simplista e o carro nem chega a ser atraente, mas tem excelente relação custo-benefício. Já o Strada Freedom e Strada Adventure, versões topo de linha e aventureira, respectivamente, trazem alguns detalhes como os para-choques na cor do carro, e as maçanetas diferenciadas que deixam o visual mais interessante. O Fiat Strada Adventure com seu visual exclusivo conta ainda com faróis com moldura cromada e máscara negra e é a única versão que possui a duplicação das setas nos retrovisores, além dos acessórios externos que deixam a versão aventureira um pouco mais simpática que o restante das versões da picape.
Apesar das versões equipadas com o motor 1.4 com 88 cavalos de potência, ainda utilizarem o velho motor da Fiat que também é usado pelo Fiat Fiorino, no Fiat Strada o motor apresenta melhor desempenho e consumo, isto se deve ao design e ao peso do Fiat Strada. O Fiat Strada Adventure é a única versão da picape com o moderno motor 1.8 EtorQ Evo que tem 139 cavalos, o que é bastante para uma picape compacta.
Nas versões com o motor 1.4 EVO presente em praticamente todas as versões do Fiat Strada leva 12,2 segundos para levar o carro de 0 a 100 km/hora e possibilita atingir a velocidade máxima de 173 km/hora, assim como o Fiat Fiorino, a picape perde e muito em rendimento e consumo quando carregada. Com o consumo com números apenas razoáveis, na cidade o Fiat Strada 1.4 percorre 10,3km por litro de gasolina e 10,9 km na estrada, quando abastecida com gasolina. Com etanol, a picape roda 7,0 km/litro na cidade e apenas 7,6 km/litro na estrada. O motor 1.8 exclusivo do Fiat Strada Adventure, faz a picape acelerar de 0 a 100 km/hora em 10,3 segundos e atingir velocidade máxima de 179 km/hora. Na cidade os números do motor 1.8 são muito próximos do motor 1.4, rodando 9,8 km/litro de gasolina e 6,7 km/litro quando abastecida com etanol. Mas, na estrada com a marca de 11,1 km/litro de gasolina supera o motor menor, sendo mais econômico, isto porque o motor 1.4 não consegue levar bem o Fiat Strada quando se exige um pouco mais em acelerações e retomadas. Com etanol o Fiat Strada 1.4 e 1.8 praticamente empatam, o motor 1.8 roda 7,5 km/litro na estrada.
No Fiat Strada o espaço é bom para dois ocupantes, isto mesmo nas versões com cabine estendida e dupla. O volante só com ajuste de altura prejudica a ergonomia que fica ainda mais prejudicada pela altura do volante mais alto que o comum. O Strada Hard Working e as versões superiores a ele vêm equipados com protetor de caçamba e ganchos para carga, o vão livre de 17 centímetros entre o pneu e a carroceria também auxilia para andar com o Fiat Strada carregado. Ajuda e muito o controle de tração, fazendo com que o Fiat Strada não balance muito mesmo quando está vazio, o item está presente em todas as versões da picape.
O acabamento do Strada Working e Strada Hard Working é bastante simples. Apesar de a versão intermediária ter alguns detalhes no acabamento um pouco superiores. Com a cabine estendida há um espaço para cargas mais caras e objetos pessoais dos passageiros e a capacidade de carga é de 705 quilos ou 1.200 litros. A tampa pesada e de abertura vertical denuncia o projeto antigo do Fiat Strada. Nas versões com carroceria de cabine dupla, é possível viajar apenas dois passageiros atrás, isto mudou no Fiat Strada 2021 que agora conta com quatro portas e espaço para cinco passageiros.
O Fiat Strada Working vem com rodas de aço de aro 14 e seus equipamentos não vão além dos faróis com acendimento automático e computador de bordo, ficando ausentes inclusive itens básicos como o protetor de cárter, a direção hidráulica e a regulagem de altura do volante. Apesar de ser manual, o ar-condicionado equipa o Fiat Strada 2020 a partir da versão Hard Working que, além disto, vem com direção hidráulica e o volante tem o ajuste de altura de série e na cabine dupla há porta objetos e porta copos para os passageiros do banco traseiro. Só a partir do Fiat Strada Freedom é que a picape passa a ter vidros, travas e retrovisores elétricos, o volante é forrado em couro e as rodas são de liga leve, se bem que ainda mantém o mesmo tamanho de aro. O Fiat Strada Adventure 1.8 é o único que vem com chave canivete com telecomando e as rodas aro 16.
Bastante simples, o painel tem um quadro de instrumentos completo. No Fiat Strada Adventure 2020 há no console comandos para o computador de bordo B, bússola e inclinômetros. Já o kit multimídia do Fiat Strada 2020 ainda não é o novo da Fiat, o lançamento do equipamento ficou mesmo para o Fiat Strada 2021 que trouxe muito mais tecnologia.
Neste quesito o Fiat Strada é bastante básico, com airbags frontais, que são obrigatórios no Brasil e controle de tração. A câmera de ré só no Fiat Strada Adventure e a isto se resume a escassa lista de equipamentos de segurança da picape. O controle de estabilidade está no Fiat Strada 2021, o item passou a ser obrigatório para novos produtos a partir de 2020 e a partir de 2024 será obrigatório em todos os carros.
Para quem pode comprar o novo Fiat Strada 2021, o carro é mais moderno com motorização e tecnologia superiores, mas também um pouco mais caro. O Fiat Strada Adventure também já não é uma compra tão boa quanto no passado, os concorrentes Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana que apesar de não terem a opção de cabine dupla são mais bem equipados e tem melhor desempenho se você comparar com a versão aventureira da picape da Fiat na linha 2020. Agora se pensar em revenda, serviços da montadora, consumo, ter um bom carro para o trabalho, e, além disto, é possível comprar com melhor preço que seus concorrentes e que o novo Fiat Strada 2021, e, neste caso, as versões com carroceria de cabine simples e estendida do Fiat Strada 2020 continuam sendo boas opções.