Fiat Strada 2021

Avaliação

7.5 de 10

Versões Fiat Strada 2021

Strada 2021 Freedom 1.3 CS

Resumo

Versão intermediária com motor 1.3, cabine simples e câmbio manual, em equipamentos acrescenta travas e retrovisores elétricos, rádio e rodas aro 15.

Strada 2021 Volcano 1.3 CD

Resumo

Versão topo de linha, oferecida somente com cabine dupla, conta com central multimídia, sensor de estacionamento, santantônio e câmera de ré.

Strada 2021 Endurance 1.4 CD

Resumo

Em equipamentos é igual à Endurance Cabine Simples, mas além da Cabine Dupla vem com o novo motor 1.3, mais moderno e potente.

Strada 2021 Endurance 1.4 CS

Resumo

Versão de entrada com motor 1.4 Evo, câmbio manual, básica em equipamentos e em segurança traz controle de estabilidade e tração, freios ABS e airbag duplo.

Strada 2021 Freedom 1.3 CD

Resumo

Mesmos equipamentos da Freedom Cabine Simples, mas com a carroceria Cabine Dupla.

Era esperado que o design do novo Fiat Strada 2021 fosse próximo da picape média da montadora, o Fiat Toro, mas o perfil da picape leve ficou mais próximo dos compactos da marca, lembrando bastante o hatch do qual usa a plataforma o Fiat Mobi. As linhas do novo Fiat Strada não são desagradáveis por parecer o subcompacto da montadora, ao contrário o projeto é bastante ajustado e cumpre o foco da montadora em separar os consumidores dele e do Fiat Toro. Na dianteira, os faróis são bem alongados e combinam com uma grande saída de ar dupla, uma na grade e outra no para-choque, os vincos do capô não acompanham os das laterais, finalizando na própria tampa do motor e nos retrovisores. Vista desde a lateral, o Fiat Strada 2021 até parece maior do que é, com as quatro portas e um design robusto, enquanto na traseira é onde a picape sofreu menos alterações com os faróis pequenos sem invadir a tampa da caçamba, lembra bastante o modelo antigo.
Com a remodelação vieram também novos conjuntos mecânicos para o Fiat Strada 2021, na verdade, são motores já conhecidos pelo consumidor brasileiro em outros carros da montadora. Na versão básica, o Fiat Strada Endurance Cabine Simples, vem equipado com o antiquíssimo motor 1.4 Fire Flex que entrega 88 cavalos e apesar de alguns ajustes, é o mesmo motor que equipa o Fiat Fiorino. As demais versões vem equipadas com o motor da família Argo/Cronos, o 1.3 FireFly de 3 cilindros com 109 cavalos de potência máxima. O motor 1.8 foi aposentado da linha do Fiat Strada, muito provavelmente como parte da estratégia para segmentar o consumidor da picape leve e de sua picape média, o Fiat Toro, que tem feito muito sucesso. Em todas as versões do Fiat Strada 2021 é um bem ajustado manual de cinco marchas e a tração é dianteira.
Com o novo motor 1.3, o Fiat Strada 2021 acelera de 0 a 100 km/hora em 11,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 169 km/hora, números melhores que o antigo motor que equipa a versão de entrada. O Fiat Strada com o motor 1.4 faz de 0 a 100 km/hora em 12,3 segundos e atinge velocidade máxima de 158 km/hora. Além da vantagem de ser mais potente o novo motor 1.3 é tem um consumo levemente melhor, com o Fiat Strada 2021 rodando com etanol 9 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada e com gasolina 12,8 e 14,2 km/litro, nestas mesmas circunstâncias. Os números do Fiat Strada 1.4 2021 são um pouco inferiores, quando abastecido com etanol a picape roda 8,3 km/litro na cidade e 8,9 km/litro na estrada, enquanto com gasolina faz 11,8 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada.
O câmbio do Fiat Strada 2021 tem engates muito precisos, com a primeira e terceira marchas bem curtas, deixando a picape com excelente resposta em acelerações e retomadas, isto tudo nas versões com o novo motor 1.3. Com o antigo motor 1.4, a entrega de potência é apenas suficiente para conduzir o novo Fiat Strada, nada mais que isto.
Os bancos do Fiat Strada 2021 foram redesenhados gerando mais conforto, além disto ganhou as portas traseiras nas versões com cabine dupla e teve um sutil aumento no espaço interno. Por ser uma picape compacta com apelo popular podemos dizer que mesmo não sendo seu ponto forte, o Fiat Strada 2021 atende bem seus ocupantes. Com excelente capacidade de carga, se considerarmos que se trata de uma pequena leve com cabine dupla, é a melhor da categoria com o Fiat Strada 2021 carregando até 650 kg ou 844 litros, se você comparar com o Fiat Toro, por exemplo, bem maior e mais caro, ele carrega 937 litros.
Na versão de entrada, o Fiat Strada Endurance é bem espartano, trazendo o básico: ar-condicionado e direção hidráulica. As rodas são de aço aro 15 com calotas. Há alguns pacotes de opcionais para a versão de entrada, com itens como kit multimídia, volante multifuncional, vidros e travas elétricos e itens básicos são vendidos separadamente também, nesta lista estão a capota marítima e o protetor de cárter, algo fundamental para quem vai usar a picape em terrenos acidentados. No Fiat Strada Freedom, estes equipamentos passam a ser de série com exceção do protetor de cárter e do kit multimídia, além disto, as rodas são de liga leve, a direção é elétrica e detalhes externos, como retrovisores, para-choques e maçanetas são pintados na cor do carro. Somente o Fiat Strada Volcano traz um acabamento superior com volante e detalhes nos bancos em couro, rack de teto e santantônio, além de pneus de uso misto e o protetor de cárter de série.
O kit multimídia oferecido nas versões de entrada e intermediária do Fiat Strada 2021 como opcional e de série no Fiat Strada Volcano 2021, tem um sistema de boa interface com tela de 7 polegadas, sensível ao toque, espelhamento para celulares e GPS integrado. Com relação ao painel, ele não poderia ser mais simples, parece que a Fiat não esteve muito preocupada em entregar um carro para competir com picapes maiores e mais modernos, mas somente para manter-se na liderança com concorrentes que já estão bem ultrapassados, como o Chevrolet Montana e o Volkswagen Saveiro. Contando apenas com velocímetro no meio e os medidores de combustível e conta-giros pequenos e uma tela digital também de design simplista onde ficam as informações do computador de bordo.
Na lista de equipamentos de segurança, o Fiat Strada 2021 vai além do básico e obrigatório, freios ABS com EDB e o controle de tração e estabilidade que passou a ser obrigatório nos novos projetos a partir deste ano e o será em todos os carros a partir de 2022. Os airbags são quatro (frontais e laterais) e em todas as versões, o Fiat Strada vem equipado com assistente de saída em rampas e bloqueio do diferencial dianteiro que tira a tração de alguma roda que fica suspensa em terrenos difíceis, passando toda a força para a roda que esteja no chão. E a lista de equipamentos não se esgota aí, a versão intermediária, o Strada Freedom e o topo de linha, Strada Volcano contam ainda com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Esperava-se um projeto mais robusto, moderno e cheio de equipamentos para o Fiat Strada 2021, mas o foco da montadora está para quem quer comprar uma picape compacta, com preço mais acessível. Se você comparar vai ver que o Fiat Strada 2021, ficou bem distante do que traz o Fiat Toro, isto para não conflitar os públicos entre os dois carros da montadora, acabou ficando uma como extensão da outra na linha de modelos da Fiat. Com isto, se você quer uma picape com acabamento, desempenho e conforto superior, tem que partir para o Fiat Toro, agora se a sua compra é de uma picape compacta, o Fiat Strada 2021 continua sendo uma excelente escolha.
O consumo do Fiat Strada 2021 é de 12,8 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool, o consumo é de 9 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada.
O Fiat Strada 1.3 FireFly 2021 tem 139 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 169 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 11,2 segundos.
Na versão básica, o Fiat Strada Endurance Cabine Simples, vem equipado com o motor 1.4 Fire Flex que entrega 88 cavalos e apesar de alguns ajustes, é o mesmo motor que equipa o Fiat Fiorino. As demais versões vem equipadas com o motor da família Argo/Cronos, o 1.3 FireFly de 3 cilindros com 109 cavalos de potência máxima.