A Fiat Toro foi uma das primeiras a chegar nesse segmento de picapes intermediárias, que ficam acima das compactas mais ainda abaixo das médias. Ela sempre focou na lista de equipamentos e no conforto, com uma leve proposta off-road nas versões a diesel. Ela foi atualizada recentemente, quando ganhou um novo motor turbo.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Picape
Segmento
Intermediário
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.3 turbo
Potência/Torque
185cv / 27,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Conforto
Lista de equipamentos
Segurança
Motorização
Única da categoria com motor diesel
Central multimídia de 10” com sistema de conectividade inteligente
Frenagem automática de emergência
Farol alto automático
Painel de instrumentos digital de 7”
Banco do motorista com ajustes elétricos
(1.3 Turbo AT)
Consumo Cidade | 6,6 km/l (E) e 9,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 7,9 km/l (E) e 10,7 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,6s
Velocidade máxima | 202 km/h
Porta-malas | 937L
Tanque | 55L
Versões atuais
Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra
Versões descontinuadas
Blackjack
Linha do tempo
Desde que foi lançada a Toro se tornou um enorme sucesso, pois ela se enquadra muito bem na proposta de quem necessita de uma picape com uso prioritário na cidade, raramente enfrentando um off-road. Ela é uma das camionetes mais confortáveis do mercado.
Saiba tudo sobre o Toro
A Fiat Toro faz muito sucesso desde seu lançamento, e atualmente ainda se enquadra como um dos modelos mais vendidos da montadora italiana aqui no Brasil, além de geralmente ser a segunda picape mais emplacada do nosso mercado, perdendo apenas para a “irmã” menor Strada.
Sua fama possui uma explicação relativamente simples: muitos consumidores adoram picapes mas não precisam de um modelo muito grande e extremamente robusto, pois utilizam o carro em centros urbanos na maior parte do tempo, o que torna as picapes médias desconfortáveis demais, já que de certa forma são voltadas ao trabalho.
Isso não acontece com a Toro, pois ela foca em entregar bastante conforto e uma lista extensa de equipamentos, de comodidade e segurança. Seu porte um pouco menor também ajuda nos estacionamentos urbanos ou em garagens mais apertadas. Se o proprietário precisar passar por um off-road leve, existem ainda as versões com tração 4x4 e motor diesel que atendem melhor esse uso, pois mais que não seja seu foco.
Em contrapartida nós podemos citar o consumo de combustível, que é muito elevado na motorização turbo flex, embora seja mediano no motor diesel. Quem inaugurou esse segmento de picapes intermediárias foi a Renault Duster Oroch, mas ela conta com um porte bem menor que o da Toro, por mais que ainda fique acima das compactas e abaixo das médias. Isso faz com que a picape da Fiat Toro concorra praticamente sozinha no segmento.
Lançada no mercado brasileiro em 2016, ela recebeu uma pequena atualização no para-choque dianteiro em 2019, ganhando uma espécie de “quebra-mato” feito em plástico. O único facelift até o momento é o de abril de 2021, onde a traseira permaneceu igual e a dianteira foi alterada, adotando também o motor 1.3 turbo flex.
Principais concorrentes Renault Duster Oroch.