Presente no Brasil há 37 anos, por muito tempo o Uno foi o “carro-chefe” da montadora americana Fiat. Nos últimos anos sua compra fez sentido apenas para empresas que necessitam de carros robustos e teoricamente baratos em suas frotas, já que está muito desatualizado perante aos outros modelos do mercado.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque:
75cv / 9,9 kgfm.
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Confiabilidade mecânica
Robustez
Facilidade de manutenção
Ampla rede de concessionárias
Fácil revenda
Ar-condicionado manual
Direção hidráulica
Rádio com Bluetooth
Vidros elétricos dianteiros
Faróis de neblina
Consumo Cidade | 8 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,4 km/l (E) e 13,4 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,8 s
Velocidade máxima | 153 km/h
Porta-malas | 280L
Tanque | 48L
Versões atuais
Attractive
Ciao
Versões descontinuadas
Sporting
Drive
Way
Vivace
Economy
Mille
Linha do tempo
O Uno está presente no Brasil há muitos anos, e incrivelmente durou até 2021. Para a definitiva despedida do modelo, a Fiat produziu 250 unidades de uma versão especial, chamada de Ciao. Ela traz emblemas e acabamentos exclusivos.
Saiba tudo sobre o Fiat Uno
O Fiat Uno é um modelo popular que se tornou icônico, pois foi responsável por estrear muitos itens exclusivos na época, como por exemplo a chegada de um motor 1.0, de uma versão esportiva com motor turbo e etc. Ao longo de sua trajetória ele ficou conhecido pela alta robustez, pelo baixo consumo de combustível e pela facilidade de manutenção.
Antigamente o hatch compacto era um boa compra principalmente considerando a relação entre custo e benefício, mas ultimamente esse se tornou um dos principais pontos negativos do modelo, pois com a alta de preços do mercado automotivo em geral, o Fiat Uno também ficou muito caro, embora continuasse com um projeto muito antigo em comparação com praticamente qualquer outro carro 0km, seja da mesma categoria ou não.
Ele até vendeu bem nos últimos 2 anos considerando a idade de seu projeto, mas isso aconteceu, pois, as vendas foram direcionadas para empresas, que compram o modelo para utilizá-lo em suas frotas, por conta da facilidade de manutenção e pela robustez, além dos descontos oferecidos pela marca nessa modalidade de venda direta.
Motorização, visual, segurança, equipamentos e outros quesitos já não eram mais modernos.
Como dissemos, por ter um projeto muito antigo, o Uno praticamente não teve concorrentes na última gama ofertada, mas por conta de seu preço ele rivalizada com modelos maiores, como Volkswagen Gol e Renault Sandero.
Lançado no Brasil em 1984, o Uno ganhou maior destaque ao trazer a motorização 1.0 em 1994, que na época tinha grandes incentivos por parte do governo, trazendo assim um preço mais acessível.
A nova geração foi lançada em 2010, marcada pela polêmica cor amarela e pela versão Vivace. Após 2 atualizações visuais, o Uno saiu de linha em dezembro de 2021 com uma edição especial limitada a 250 exemplares.
Principais concorrentes