Ford EcoSport 2021

Avaliação

7 de 10

Versões Ford Ecosport 2021

Ecosport 2021 Freestyle 1.5 AT

Resumo

Mesma lista de equipamentos de conforto e segurança do Ecosport Freestyle 1.5 MT, também compartilha o mesmo motor, mas vem com câmbio automático de 6 marchas.

Ecosport 2021 Freestyle 1.5

Resumo

Versão intermediária com câmbio manual. Distingue-se pelo visual aventureiro e agrega sensor, câmera de estacionamento e GPS integrado ao kit multimídia.

Ecosport 2021 SE DIRECT 1.5 AT

Resumo

Versão para PCD traz o mesmo conjunto mecânico e equipamentos de conforto e segurança da SE 1.5 AT, mas com alguns detalhes mais simples, como as rodas de aço.

Ecosport 2021 Titanium Plus 1.5 AT

Resumo

Versão completa com câmbio automático. Acrescenta teto solar, sensor de chuva, partida por botão e bancos em couro. Em segurança, traz um total de 7 airbags.

Ecosport 2021 SE 1.5

Resumo

Versão de entrada com motor 1.5 e câmbio manual. Traz trio elétrico, rodas de liga-leve, abertura remota, ar-condicionado e controle de estabilidade e tração.

Ecosport 2021 SE 1.5 AT

Resumo

Mesma lista de equipamentos de conforto e segurança da versão SE 1.5 MT, também compartilha o mesmo motor, mas vem com câmbio automático de seis marchas.

Ecosport 2021 Storm 2.0 4WD AT

Resumo

Versão completa, única com tração integral. Possui motor Duratec 2.0 GDI e câmbio automático de 6 marchas. A lista de equipamentos é a mesma da versão Titanium.

Muito conhecido por nós brasileiros, o design do Ford EcoSport 2021 continua o mesmo de sua última remodelação em 2017. Na dianteira um conjunto bem harmônico que consegue aliar robustez com linhas arredondadas, a grande grade de onde parte a base dos faróis dianteiros tem detalhes cromados nas versões topo de linha. Esta harmonia continua nas laterais que tem linhas menos truncadas que a maioria de seus concorrentes, e o aspecto robusto fica por conta das rodas de 16 polegadas estilizadas no EcoSport FreeStyle e de 17 polegadas no EcoSport Titanium e EcoSport Storm. Fecha o conjunto, uma traseira tão bem acabada que por vezes o SUV parece que tem projeto mais moderno e mais sofisticado que seus concorrentes, as lanternas bipartidas são muito bem encaixadas na tampa que segue o design mais arredondado. No EcoSport Titanium, o estepe sai da traseira dando um visual de SUV compacto de luxo, ao contrário do aspecto prioritariamente aventureiro que tem as demais versões. O design do Ford EcoSport 2021 pode não ser seu ponto forte se você quer comprar um SUV com visual bem robusto, mas não podemos negar que o conjunto é extremamente harmonioso.
No Ford EcoSport SE e Freestyle, o motor de 1.5 de 3 cilindros atinge a potência máxima de 137 cavalos e a transmissão pode ser manual com cinco marchas ou automática de seis velocidades com padlle-shifts. Este motor equipa o novo Ford EcoSport Titanium 1.5, que passa a ser oferecido somente com ele e o mesmo câmbio automático das versões de entrada e intermediárias. O motor 2.0 que equipa o novo EcoSport Storm também foi ajustado e ficou com 176 cavalos de potência máxima e vem sempre com a transmissão automática com variável que permite os engates mais precisos alternando a correia na hora de troca cada marcha.
Com o motor Dragon 1.5, o Ford EcoSport 2021 acelera de 0 a 100 km/hora em 11,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 180 km/hora. O EcoSport Storm 2.0 tem aceleração de 0 a 100 km/hora dentro do grupo seleto de carros com marca abaixo dos 10 segundos, mais especificamente o SUV acelera em 9,5 segundos, a velocidade máxima é idêntica a do EcoSport 1.5. Nada mal para as características do SUV, já no consumo o Ford EcoSport poderia trazer números um pouco melhores, se você comparar com seus concorrentes ele é um dos menos econômicos. Com o motor 1.5, o Ford EcoSport roda 7,1 km/litro na cidade e 8,9 km/litro na estrada com etanol, quando o combustível é gasolina o SUV faz 10,4 e 12,8 km/litro, nestas mesmas circunstâncias. O EcoSport Storm 2.0 por ter um desempenho superior acaba tendo uma melhora relação custo-benefício, seu consumo é quase igual ao das versões com motor 1.5, rodando na cidade 6,1 km/litro e na estrada 8,8 km/litro com etanol, enquanto com gasolina o SUV percorre 8,3 e 12,0km/litro, respectivamente na cidade e na estrada.
O Ford EcoSport tem suspensões novas, convencionais, mas de boa qualidade e que transmitem ao motorista uma direção confortável, com pouca vibração. Com boa assistência, agradável em sensações e proporcionando um bom ângulo de rotação, o volante do Ford EcoSport lembra mais a carros de passeio do que SUVs. O controle de estabilidade e tração está presente em todas as versões do Ford EcoSport, o que contribui para uma direção estável e segura. No Ford EcoSport Titanium, algumas das irregularidades do terreno ou de nossas ruas esburacadas são sentidas mais fortemente, isto porque ele é bem mais pesado que as demais versões. Para condução fora de estrada, somente o EcoSport Storm com tração integral anda bem, as outras versões apesar do aspecto aventureiro são de uso prioritariamente urbano.
Os detalhes de qualidade interior do Ford EcoSport foram significativamente aprimorados desde a última remodelação. Isso inclui revestimentos macios para todas as versões, um novo design nas portas e acabamento em dois tons nos bancos e console nas intermediárias e topo de linha. Isto inclui EcoSport FreeStyle, EcoSport Titanium e o EcoSport Strom que tem a costura dos bancos em couro com detalhes que deixam o interior bem requintado. O conforto na posição de dirigir é favorecido por bancos mais largos se você comparar o Ford EcoSport 2021 com seus concorrentes diretos, aliado com uma boa altura e a regulagem em distância e profundidade do volante, presente em todas as versões. Nos bancos traseiros, o espaço é razoável, na verdade, até um pouco superior ao de seus concorrentes, mas o quinto passageiro viaja só com um relativo conforto, característica típica dos SUVs compactos e não é um problema exclusivo do Ford EcoSport. O porta-malas sim, infelizmente, é um dos menores do segmento, superior somente ao do Jeep Renegade que tem espaço de carga similar ao de hatchs compactos.
O Ford EcoSport tem desde a versão de entrada, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, fechamento e abertura remota, ar-condicionado e direção elétrica progressiva. No EcoSport FreeStyle, a lista de equipamentos adiciona controle de cruzeiro, ar-condicionado automático, luzes diurnas em LED. Bem completo, no topo de linha, o EcoSport Titanium, luzes com acendimento automático, sensor de chuva, teto solar elétrico, bancos em couro, partida por botão, monitor de pressão dos pneus, entre outros itens básicos de conforto, a mesma lista é a do EcoSport Storm.
O painel do Ford EcoSport possui os quatro indicadores padrão, analógicos (velocidade, conta-giros, temperatura e combustível) e, nas versões superiores, destaca-se pela tela colorida de 4,2 polegadas em alta resolução, que permite acesso a informações completas do computador de bordo. No centro do console, a tela do multimídia é flutuante de sete polegadas no EcoSport SE e sensível ao toque de oito polegadas no EcoSport FreeStyle, Titanium e Storm. Em todas as versões, o sistema traz espelhamento para celulares e GPS integrado.
O Ford EcoSport 2021 é bem equipado desde a versão de entrada vem com controles de estabilidade e tração, bloqueio do motor em caso de colisão, assistente de partida em rampas e frenagem de emergência. No EcoSport FreeStyle adiciona controle anti-capotamento, e no EcoSport Titanium e Storm, airbags laterais, cortinas e joelhos para o motorista, totalizando sete, alerta de tráfego cruzado e ponto cego.
O Ford EcoSport 2021, apesar de ter muitos concorrentes, continua sendo uma boa opção para quem quer comprar um SUV compacto com uma boa lista de equipamentos de segurança, confortável e com baixo custo de manutenção. Para a linha 2021, apesar da linha ter diminuído, ainda há um leque bem amplo de versões com oferta de dois motores e câmbio. Além do design continua atualizado, mas há muito que comparar com seus concorrentes e se o que você quer é um visual mais agressivo, o Ford EcoSport não é o SUV compacto mais forte neste aspecto. O que não resta dúvida é que dentro do segmento, o SUV tem bom nível de acabamento, preço, fácil reposição de peças, ampla rede de concessionárias e se for comprar pela razão, muito provavelmente o seu carro será o Ford Ecosport 2021.
O Ford EcoSport 1.5 tem consumo médio de 10,4 km/litro na cidade e 12,8 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool, o consumo é de 7,1 km/litro na cidade e 8,9 km/litro na estrada.
O Ford EcoSport 2.0 2021 tem 176 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 180 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 9,6 segundos.
O Ford EcoSport 2021 tem preços a partir de R$74.490,00 na versão de entrada, o EcoSport SE 1.5 L, chegando até R$ 104.244,00 na versão topo de linha, o EcoSport Storm 2.0.