Embora nunca tenha alcançado o sucesso em suas vendas, o Edge era o crossover de luxo da Ford para o nosso país, e sempre contou com virtudes interessantes. O grande problema do seu insucesso foi o preço, pois ficava muito alto ao ser importado do Canadá. O modelo mais recente focava na esportividade entregue por um motor V6 biturbo.
Perfil Geral
Origem
Canadá
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
2.7 V6 Biturbo
Potência/Torque
335cv / 54,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
AWD
Equipamentos
Desempenho
Porta-malas
Acabamento
Segurança
Piloto automático adaptativo
Sistema de permanência em faixa
Farol alto automático
8 airbags
Park Assist
Consumo Cidade | 7,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,4 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 6,2s
Velocidade máxima | 209 km/h
Porta-malas | 600L
Tanque | 70L
Versões atuais
ST
Versões descontinuadas
SEL e Titanium
Linha do tempo
No Brasil o Edge passou por poucas atualizações, inclusive sem oferecer algumas linhas específicas, já que sempre foi um modelo de baixa procura. O último facelift, que marcou a chegada da versão ST, foi apresentado no Salão Do Automóvel 2018.
Saiba tudo sobre o Edge ST
O Edge sempre foi o SUV/Crossover de luxo da Ford em nosso país, sendo baseado principalmente no sedan grande Fusion, compartilhando diversos quesitos como um interior bastante parecido e uma lista de equipamentos bem próxima, com vantagem para o crossover nesse quesito.
Ele nunca teve muitas unidades vendidas, justamente por conta de seu preço bem elevado. A última linha trazia apenas a versão ST, com proposta esportiva, mas sem perder o conforto de um bom “SUV”. O acabamento interno é relativamente bom, porém poderia ser um pouquinho mais refinado considerando o alto valor cobrado.
A motorização certamente é o grande trunfo, mas a lista de equipamentos também é boa, assim como o porta-malas que oferece um ótimo espaço para bagagens. Jogando contra há principalmente a relação entre custo e benefício, já que ele se aproxima de muitos modelos de marcas premium, como Audi e BMW. Pensando nessa questão ele deve mais tecnologia entre os itens de série.
Como nós dissemos anteriormente, o Ford Edge ST acaba rivalizando com outros SUVs/Crossovers de marcas de luxo, devido ao seu valor exagerado. Entre os concorrentes nós podemos citar o Audi Q5, o BMW X3 e o Land Rover Discovery Sport.
Lançado em 2007, o Edge nunca alcançou um número de vendas muito expressivo, por mais que pertença a uma categoria muito buscada no mercado automotivo. A segunda geração foi lançada em 2016, com o último facelift apresentado durante o Salão Do Automóvel 2018 e o encerramento da importação oficial em agosto do ano passado.
Principais concorrentes Audi Q5, Land Rover Discovery Sport e BMW X3.