O Ford New Fiesta era um hatchback no segmento de compactos, e na época do lançamento de sua versão nacional, revolucionou o mercado ao trazer a transmissão automatizada de dupla embreagem, que infelizmente apresentou diversos problemas posteriormente. Pouco antes de sair de linha foi ofertado somente em versões mais básicas com motor 1.6 e câmbio manual.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.6 aspirado
Potência/Torque
128 cv / 16 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Dirigibilidade
Design
Conforto
Custo-benefício
Consumo de combustível
Ar-condicionado digital (versão SEL)
Central multimídia Sync 3 de 6,5” (versão SEL)
Controles de estabilidade e tração (versões SE Style e SEL)
Assistente de partida em rampas (versões SE Style e SEL)
Sensor de estacionamento traseiro (de série)
Consumo Cidade | 8,2 km/l (E) e 12 km/l (G)
Consumo Estrada | 10 km/l (E) e 14,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12,1 s
Velocidade máxima | 190 km/h
Porta-malas | 281 L
Tanque | 51 L
Versões atuais
SE
SE Style
SEL
Versões descontinuadas
Titanium
S
SE Plus
SEL Style
Titanium Plus
Linha do tempo
O New Fiesta chegou ao Brasil importado do México, sendo nacional a partir de abril de 2013, quando teve visual alterado. Após facelift em 2017, assim permaneceu até sair de linha em junho de 2019, junto com a fábrica da Ford em São Bernardo Do Campo (SP).
Saiba tudo sobre o Fiesta
O New Ford Fiesta foi um modelo importante para a Ford em nosso país pois atingiu grandes números de venda, principalmente no início de sua carreira nacional. Por algum tempo conviveu juntamente com a sua antiga geração, chamada apenas de Fiesta.
O acabamento interno nunca foi o foco do modelo (embora fosse melhor nas versões mexicanas), mas ele se destacava por ser muito gostoso de dirigir, com boa posição para o motorista, motor 1.6 que responde bem e uma transmissão manual muito bem acertada.
Se você prioriza um carro confortável e agradável na direção, o Ford é uma ótima opção, mas sem contar com um bom espaço interno ou ampla capacidade de bagagem no porta-malas, visto que esses pontos eram bastante modestos.
Em sua última linha o modelo ainda tinha um bom custo-benefício e um consumo de combustível adequado, mas por não ter mais as versões mais caras, a lista de equipamentos era mediana.
Recomendamos também que opte sempre pela transmissão manual no caso do hatch da Ford, pois o câmbio automatizado de dupla embreagem, chamado de Powershift, apresentou inúmeros problemas.
Importado do México, o New Ford Fiesta chegou ao nosso mercado em outubro de 2011, com início da produção nacional em 2013, quando seu design foi alterado, sobretudo na dianteira. O motor 1.0 Ecoboost (turbo à gasolina) foi lançado em junho de 2016, e teria um grande potencial se não fosse equipado apenas com a problemática transmissão Powershift.
O 1º facelift do New Fiesta nacional chegou atrasado, em novembro de 2017. Em janeiro de 2019 deixou de ofertar as versões mais caras (tirando de linha também o motor 1.0 Ecoboost e a transmissão Powershift), permanecendo com três versões de acabamento até junho de 2019, quando a Ford fechou sua fábrica em São Bernardo Do Campo (SP) e então tirou o modelo de linha.
Principais concorrentes
- Volkswagen Polo
- Fiat Argo
- Honda Fit
- Toyota Yaris
- Citroën C3
- Peugeot 208