Ford Fiesta

Hatch compacto mais equipado, se destacou pela ótima dirigibilidade.

Avaliação

7.5 de 10

O Ford New Fiesta era um hatchback no segmento de compactos, e na época do lançamento de sua versão nacional, revolucionou o mercado ao trazer a transmissão automatizada de dupla embreagem, que infelizmente apresentou diversos problemas posteriormente. Pouco antes de sair de linha foi ofertado somente em versões mais básicas com motor 1.6 e câmbio manual.

Compra um Ford Fiesta

R$ 15.900

Perfil Geral

Mecânica


  • Dirigibilidade

  • Design

  • Conforto

  • Custo-benefício

  • Consumo de combustível

  • Ar-condicionado digital (versão SEL)

  • Central multimídia Sync 3 de 6,5” (versão SEL)

  • Controles de estabilidade e tração (versões SE Style e SEL)

  • Assistente de partida em rampas (versões SE Style e SEL)

  • Sensor de estacionamento traseiro (de série)

  • Consumo Cidade | 8,2 km/l (E) e 12 km/l (G)

  • Consumo Estrada | 10 km/l (E) e 14,6 km/l (G)

  • Aceleração 0 a 100 km/h | 12,1 s

  • Velocidade máxima | 190 km/h

  • Porta-malas | 281 L

  • Tanque | 51 L

Versões atuais

  • SE

  • SE Style

  • SEL

Versões descontinuadas

  • Titanium

  • S

  • SE Plus

  • SEL Style

  • Titanium Plus

Linha do tempo

    • Lançamento no Brasil.

      Outubro

    2011
    • Início da produção nacional.

      Abril

    2013
    • Motor 1.0 Ecoboost é lançado.

      Junho

    2016
    • 1º facelift do New Fiesta nacional.

      Novembro

    2017
    • Perde câmbio Powershift e motor 1.0 turbo.

      Janeiro

    2019
    • Ford New Fiesta sai de linha no Brasil.

      Junho

    2019

O New Fiesta chegou ao Brasil importado do México, sendo nacional a partir de abril de 2013, quando teve visual alterado. Após facelift em 2017, assim permaneceu até sair de linha em junho de 2019, junto com a fábrica da Ford em São Bernardo Do Campo (SP).

Saiba tudo sobre o Fiesta

O New Ford Fiesta foi um modelo importante para a Ford em nosso país pois atingiu grandes números de venda, principalmente no início de sua carreira nacional. Por algum tempo conviveu juntamente com a sua antiga geração, chamada apenas de Fiesta.

O acabamento interno nunca foi o foco do modelo (embora fosse melhor nas versões mexicanas), mas ele se destacava por ser muito gostoso de dirigir, com boa posição para o motorista, motor 1.6 que responde bem e uma transmissão manual muito bem acertada.

Se você prioriza um carro confortável e agradável na direção, o Ford é uma ótima opção, mas sem contar com um bom espaço interno ou ampla capacidade de bagagem no porta-malas, visto que esses pontos eram bastante modestos.

Em sua última linha o modelo ainda tinha um bom custo-benefício e um consumo de combustível adequado, mas por não ter mais as versões mais caras, a lista de equipamentos era mediana.

Recomendamos também que opte sempre pela transmissão manual no caso do hatch da Ford, pois o câmbio automatizado de dupla embreagem, chamado de Powershift, apresentou inúmeros problemas.

Importado do México, o New Ford Fiesta chegou ao nosso mercado em outubro de 2011, com início da produção nacional em 2013, quando seu design foi alterado, sobretudo na dianteira. O motor 1.0 Ecoboost (turbo à gasolina) foi lançado em junho de 2016, e teria um grande potencial se não fosse equipado apenas com a problemática transmissão Powershift.

O 1º facelift do New Fiesta nacional chegou atrasado, em novembro de 2017. Em janeiro de 2019 deixou de ofertar as versões mais caras (tirando de linha também o motor 1.0 Ecoboost e a transmissão Powershift), permanecendo com três versões de acabamento até junho de 2019, quando a Ford fechou sua fábrica em São Bernardo Do Campo (SP) e então tirou o modelo de linha.

Principais concorrentes

Ford Fiesta recomendados

O Ford New Fiesta conta com potência máxima de 128 cv.
Para o Ford New Fiesta, o Inmetro informa um consumo urbano de 8,2 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina. Na estrada são 10 km/l (E) e 14,6 km/l (G).
Em sua última linha no Brasil o Ford New Fiesta utilizou somente o motor 1.6 flex aspirado de 4 cilindros em linha.
Antes de sair de linha o Ford New Fiesta tinha somente as versões SE, SE Style e SEL.