Ao menos no Brasil, o Civic sempre foi um dos modelos mais importantes para a Honda, já que foi responsável também por inaugurar a produção brasileira da marca, em 1997. Suas últimas unidades foram comercializadas nos primeiros meses de 2022, mas uma nova geração chegará ainda este ano.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedã
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
2.0 aspirado
Potência/Torque
155 cv / 19,5 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Custo-benefício
Confiabilidade mecânica
Conforto
Acabamento
Design interno e externo
Banco do motorista com ajustes elétricos (versão Touring)
Faróis full LED (versões EXL e Touring)
6 airbags (de série)
Painel de instrumentos de 7” (versões EXL e Touring)
Câmera de monitoramento de ponto cego (versão Touring)
(2.0 CVT)
Consumo Cidade | 7,2 km/l (E) e 10,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,9 km/l (E) e 13 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,9s
Velocidade máxima | 195 km/h
Porta-malas | 519 L
Tanque | 56 L
Versões atuais
LX
Sport
EX
EXL
Touring
Versões descontinuadas
Si
EXR
LXS
LXR
LXL
Linha do tempo
A Honda começou a importar o Civic para o Brasil quando o então presidente Fernando Collor liberou novamente as importações de automóveis. Desde então ele chegou até sua geração 10 por aqui, saindo de linha até a 11ª geração desembarcar por aqui.
Saiba tudo sobre o Civic
Por mais que o Honda Civic não tenha sido líder de mercado no Brasil, ele foi muito importante para a Honda, principalmente por ter inaugurado a produção da marca no país, nos anos 90. O modelo atingiu um grande sucesso e se tornou um eterno rival do Toyota Corolla, este que lidera a categoria de sedans médios até hoje.
Sua última geração tinha como principal destaque o design bastante único e moderno, tanto no exterior quanto no interior. Além disso, a Honda possui uma alta confiabilidade mecânica, o que não é diferente com o Civic. Entre suas qualidades, também podemos citar o conforto, o acabamento e a relação entre custo e benefício, já que custava menos que o principal rival e mesmo assim entregava bons atributos.
Podemos considerar como ponto negativo a ausência de um motor turbo para mais versões, pois somente a Touring trazia esse propulsor, o que a deixava com um preço muito alto. O modelo também já estava sentindo um pouco o peso de sua idade, e por isso não trazia uma lista de equipamentos muito tecnológica, faltando principalmente itens de condução semi autônoma, como o ACC.
Não é segredo para ninguém que o Toyota Corolla é o principal rival do Honda Civic, já que eles são os 2 principais sedãs médios no Brasil. Contudo, modelos como Chevrolet Cruze Sedan e Volkswagen Jetta também concorriam com o “japonês”. Ele teve a importação iniciada em 1992, ainda na 5ª geração, passando para a 6ª em 1996.
A 7ª geração desembarcou por aqui no final de 2000, enquanto a 8ª chegou em 2006. Já a 9ª foi lançada no Brasil em 2012, sendo substituída pela 10ª em agosto de 2016, a qual durou até dezembro de 2021, quando o sedan saiu de linha. Suas últimas unidades foram vendidas nos primeiros meses de 2022, mas uma nova geração já foi confirmada e chegará ainda este ano.
Principais concorrentes
- Toyota Corolla
- Volkswagen Jetta
- Kia Cerato
- Chevrolet Cruze Sedan
- Ford Focus Fastback