O Honda Fit saiu de linha no final de 2021 para dar lugar ao City Hatchback, seu sucessor muito mais moderno. Contudo, o Fit sempre foi uma boa opção para famílias que necessitam de espaço interno, confiabilidade e um amplo porta-malas. Em sua última linha era ofertado apenas com uma motorização aspirada, e já não obtinha um número de vendas muito generoso.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.5 aspirado
Potência/Torque
116cv / 15,3 kgfm
Transmissão
Manual ou CVT
Tração
Dianteira
Sistema de modularidade dos bancos traseiros
Facilidade de revenda
Confiabilidade mecânica
Maior porta-malas do segmento
Bom espaço interno
Controles de estabilidade e tração (De série)
6 airbags (Versão EXL)
Faróis em LED (Versão EXL)
Ar-condicionado digital (Versões EX e EXL)
Central multimídia de 7” (Versões LX, EX e EXL)
(1.5 CVT)
Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 12,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,9 km/l (E) e 14,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12s
Velocidade máxima | 172 km/h.
Porta-malas | 363L
Tanque | 45L
Versões atuais
DX
Personal
LX
EX
EXL
Versões descontinuadas
Twist
LXL
S
Linha do tempo
Disponível para o nosso mercado em 3 gerações, no final de sua vida o Honda Fit já estava um pouco desatualizado perante aos rivais em questões como motorização, equipamentos e até mesmo acabamento. Ainda assim era muito elogiado pelos proprietários.
Saiba tudo sobre o Fit
Muito querido por clientes mais conservadores, desde seu lançamento no Brasil o Honda Fit foi um modelo bastante familiar, embora seja um hatch. Entre suas principais características, destacam-se o espaço interno (favorecido pelo visual com teto alto) e a capacidade do porta-malas, além de um exclusivo sistema de modularidade dos bancos traseiros.
Sua última linha ofertada já estava um pouco defasada quando comparada com os rivais mais atuais, mas mesmo assim ainda agradava o cliente que não se rende aos motores turbo e prefere apostar em um tradicional 1.5 aspirado de alta confiabilidade mecânica e consumo de combustível agradável.
Essas são qualidades que se aliam ao porta-malas de 363L, o qual continuou sendo o mais generoso da categoria mesmo com a chegada da moderna concorrência, o que garante uma “compra sem erro” para famílias. Em contrapartida a lista de equipamentos é apenas mediana, enquanto a conectividade também não é um ponto forte.
Embora tenha um visual que lembra bastante uma minivan, o Honda Fit é classificado como um hatch compacto, o que o coloca na briga com o Toyota Yaris, que é o rival mais próximo em desenvolvimento e posicionamento, e também alguns outros mais tecnológicos como Volkswagen Polo e Peugeot 208.
A 1ª geração do modelo chegou ao nosso país em abril de 2003, alcançando 200 mil unidades vendidas 5 anos depois. A 2ª chegou após alguns meses, em outubro de 2008. Ela recebeu uma atualização visual março de 2012 e uma versão aventureira em outubro do mesmo ano, esta que acabou não tendo muitas unidades vendidas.
Após o lançamento da 3ª geração em abril de 2014, foi em setembro de 2017 que recebeu sua última reestilização, ficando dessa forma até dezembro de 2021, quando saiu de linha para dar lugar ao inédito City Hatch, que cumpre o papel de uma “nova geração”.
Principais concorrentes