Depois de Ford EcoSport e Renault Duster, o Honda HR-V foi um dos primeiros a desembarcar no Brasil, quando a fama dos SUVs Compactos começou a aumentar rapidamente. Com a queda de popularidade dos sedãs médios, o HR-V se tornou o modelo mais vendido da Honda no Brasil durante anos.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.8 aspirado
Potência/Torque
140 cv / 17,3 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Espaço interno
Alta confiabilidade mecânica
Amplo porta-malas
Acabamento
Conforto
Teto-solar elétrico panorâmico (versão Touring)
Faróis full LED (versões EXL e Touring)
Ar-condicionado digital (versões EX, EXL e Touring)
6 airbags (de série)
Freio de estacionamento eletrônico (de série)
(1.8 CVT)
Consumo Cidade | 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G)
Estrada | 8,6 km/l (E) e 12,3 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,2s
Velocidade máxima | 175 km/h
Porta-malas | 437 l
Tanque | 51 l
Versões atuais
LX
EX
EXL
Touring
Versões descontinuadas
LX Manual
Linha do tempo
O Honda HR-V passou por várias atualizações desde sua chegada ao Brasil, mas saiu de linha recentemente e está indisponível até que a nova geração seja lançada em nosso mercado, o que deve acontecer ainda em 2022.
Saiba tudo sobre o HR-V
Podemos dizer que o Honda HR-V foi um SUV de sucesso em nosso país, visto que só perdeu o destaque nas vendas próximo de sua descontinuação, quando já havia ficado um pouco desatualizado perante aos rivais.
Certamente o espaço interno é uma das principais virtudes do modelo, sobretudo pelo sistema modular dos bancos, chamado de Magic Seat. Com ele é possível levantar os assentos traseiros para que um objeto mais alto seja transportado, por exemplo. O espaço no porta-malas também era vasto.
Os detalhes de acabamento também sempre foram muito bons no Honda HR-V, que sempre trouxe um interior com aspecto bastante refinado visualmente. O conforto e a confiabilidade mecânica fornecida pela Honda também são suas virtudes. Contudo, ele era uma opção para quem não se preocupava muito com o desempenho (visto que só a versão mais cara trazia motor turbo) e não se importava muito com uma lista de equipamentos mais modesta.
Por mais que tenha recebido importantes atualizações com o passar do tempo, ele disputava o número de vendas com muitos rivais, tais como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. Como esses concorrentes já estavam mais atualizados, sua vida acabou se tornando difícil na geração atual, que será substituída em breve, no segundo semestre de 2022.
Falando um pouco sobre sua trajetória, o HR-V chegou ao nosso mercado em março de 2015, quando esse segmento começou a “estourar”. A primeira reestilização aconteceu em outubro de 2018, como linha 2019.
A versão Touring, que durante um tempo não esteve presente na linha do modelo, voltou em junho de 2019 com a inédita motorização 1.5 turbo do Civic. Pequenas alterações foram realizadas novamente em dezembro de 2020, que assim permaneceu até janeiro de 2021, quando suas vendas foram encerradas.
Principais concorrentes