O Hyundai Creta é responsável por ser um dos carros mais vendidos da marca sul-coreana aqui no Brasil, já que pertence a um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos. Na geração recém-lançada ele conta com um design bastante polêmico, mas tem conquistado diversos consumidores com sua ampla lista de equipamentos, seu bom acabamento e o nível de segurança embarcada.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
120cv / 17,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Acabamento
Lista de equipamentos
Segurança
Prazer ao dirigir
Recursos de condução semiautônoma
Câmeras de monitoramento de ponto cego
Piloto automático adaptativo
Central multimídia de 10,25” com conectividade inteligente
Teto-solar elétrico panorâmico
Câmera 360°
Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 11,6 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,7 km/l (E) e 12 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,5 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 422L
Tanque | 50L
Versões atuais
Action
Comfort
Limited
Platinum
Ultimate
Versões descontinuadas
Prestige
Smart
Pulse Plus
Attitude
Sport
Linha do tempo
O Creta sempre fez sucesso em Brasil, mas na antiga geração ficava devendo um melhor desempenho e um acabamento mais refinado. Todos esses pontos melhoraram na nova geração, que traz um visual bastante polêmico mas alcança um grande número de vendas.
Saiba tudo sobre o Creta
Com exceção do hatch compacto HB20, em 2021 o Hyundai Creta foi o modelo mais vendido da Hyundai e o segundo mais emplacado de sua categoria, o que mostra que a montadora sul-coreana acertou na nova geração.
Atualmente ele oferta também a configuração de entrada Action, que é montada sobre a geração antiga. As demais já fazem parte do modelo atualizado. Quem busca um design mais ousado, uma grande lista de itens de série, bom acabamento, alto nível de conectividade e muita segurança, certamente encontrará o Creta como o carro certo!
Ao mesmo tempo que muitas pessoas gostam, grande parte dos consumidores não aprovaram o novo visual do modelo, portanto consideram esse fator como um ponto negativo. Outro ponto que merece atenção é o consumo de combustível um pouco elevado, mesmo com motor 1.0 turbo. O desempenho não é ruim, mas certamente o modelo não foca em esportividade.
A categoria do Hyundai Creta é uma das mais disputadas atualmente no mercado automotivo brasileiro. Ente os SUVs/Crossovers Compactos há também os rivais como Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HR-V, Renault Captur e etc.
O produto da Hyundai foi lançado por aqui em janeiro de 2017, e recebeu alterações visuais bem sutis em julho de 2019, alterando principalmente a posição do DRL em LED e dos faróis de neblina. Já na sua segunda geração, que estreou em agosto de 2021, seu design mudou completamente e rendeu muita polêmica, já que se trata de uma identidade ousada que não é muito comum no nosso país.
Principais concorrentes