Traz de série 6 airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, faróis com projetor, DRL em LED, multimídia de 8”, câmera de ré e rodas de liga-leve 16”
Creta Nova Geração 2022 Limited 1.0 TGDI
Resumo
Adiciona rodas de liga-leve 17”, sistema de conectividade BlueLink, faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, volante em couro com paddle shifts e saídas de ar traseiras.
Creta Nova Geração 2022 Platinum 1.0 TGDI
Resumo
Acrescenta Teto-solar panorâmico, bancos em couro marrom, banco do motorista com resfriamento, painel de instrumentos digital de 7”, modos de condução, freio de estacionamento eletrônico, alerta de objetos no banco traseiro, central multimídia de 10,25”, câmera 360° e câmeras de monitoramento do ponto cego.
Creta Nova Geração 2022 Ultimate 2.0
Resumo
Também inclui frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, rodas de liga-leve 18”, interior com revestimento em couro marrom e bege, faróis em LED, sensor de estacionamento dianteiro e detector de fadiga.
O Hyundai Creta Nova Geração trouxe um visual bastante polêmico, com design futurista e fora do habitual, o que não agrada grande parte dos consumidores.
A nova dianteira traz faróis divididos, com uma espécie de continuação entre eles. O DRL em LED é de série em todas as versões, mas os faróis alto e baixo em LED são oferecidos apenas na opção mais cara.
A lateral utiliza linhas um pouco mais conservadoras, lembrando bastante a antiga geração. Já na traseira o Creta dispõe de lanternas também divididas, além de fortes vincos.
A grande novidade foi a adoção do mesmo motor da linha HB20, o 1.0 TGDI, turbo flex de 3 cilindros em linha. Ele rende com os dois combustíveis, 120cv de potência a 6.000rpm, e 17,5 kgfm de torque em somente 1.500rpm.
A opção mais cara continua com o motor 2.0 aspirado de 4 cilindros em linha, mas que segundo a Hyundai, passou por melhorias para ficar 8% mais eficiente. Chamado de SmartStream, ele entrega 167cv com etanol e 157cv com gasolina, disponíveis em 6.200rpm. O torque atinge 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, e chega aos 4.700rpm.
Desempenho não é um ponto forte do modelo, mesmo com o motor turbo. O motor 1.0 turbo é mais eficiente que o 1.6 utilizado no modelo anterior, mas ainda fica devendo mais empolgação em relação à concorrência. São 11,5s para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima alcança 180 km/h.
Na cidade, o Creta 1.0 turbo percorre até 8,3km com 1L de etanol e 11,6 km/l com 1L de gasolina. Na estrada são 8,7 km/l e 12 km/l, respectivamente.
Com melhor desempenho da linha, o 2.0 SmartStream leva o Creta aos 190 km/h, com 0 a 100 km/h em 9,3s. Seu consumo na cidade é de 7,7 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar, e 10,9 km/l com o derivado de petróleo. Na rodovia são 8,7 km/l e 12,4 km/l.
A suspensão do Hyundai Creta é voltada para o conforto, mas sem deixar a resistência de lado.
A altura em relação ao solo de 19cm e os ângulos de entrada e saída (21° e 28° na Action, 20,4° e 28,3° nas demais) o ajudam a passar por valetas e lombadas com facilidade, característica de um bom crossover compacto. A direção elétrica entrega bastante conforto e praticidade ao manobrar.
O novo interior do Creta evoluiu muito, mesmo que ainda não ofereça acabamento soft-touch. Ele ficou mais refinado e bonito.
Devido à categoria que ele se encaixa, a posição de dirigir é mais elevada, porém os ajustes de altura e profundidade do volante proporcionam juntamente com o ajuste de altura do banco, uma regulagem de acordo com a preferência do motorista.
Apesar de não ter um dos maiores entre-eixos da categoria (2,59m), ele agora aumentou para 2,61m, o que oferece um bom espaço interno.
O porta-malas tem capacidade de 431L na geração mais antiga, capacidade que infelizmente abaixou para 422L depois da atualização. Mesmo assim, o espaço fica dentro da média na categoria.
A primeira versão do Hyundai Creta Nova Geração é a Comfort. Ela entrega como destaque os 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, faróis com projetor, DRL em LED, multimídia de 8” e câmera de ré, rodas de liga-leve 16”, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch, regulagens de altura e profundidade para o volante, volante multifuncional.
Já a versão Limited 1.0 TGDI Automática acrescenta rodas de liga-leve R17, sistema de conectividade BlueLink, faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, volante em couro com paddle shifts e saídas de ar traseiras.
Entre os itens, a Platinum 1.0 TGDI Automática também entrega teto-solar panorâmico, bancos em couro marrom, banco do motorista com resfriamento, painel de instrumentos digital de 7”, modos de condução, freio de estacionamento eletrônico, alerta de objetos no banco traseiro, central multimídia de 10,25”, câmera 360° e câmeras de monitoramento do ponto cego.
Por último a Hyundai oferece a topo de linha Ultimate 2.0 Automática, que ainda contempla frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, rodas de liga-leve R18, interior com revestimento em couro marrom e bege, faróis em LED, sensor de estacionamento dianteiro e detector de fadiga.
O Hyundai Creta Nova Geração utiliza um painel convencional, nas versões de entrada, com ponteiros e uma pequena tela ao centro. A partir da alternativa Platinum, de série há o painel com uma tela de 7”, com conta-giros na esquerda e nível de combustível na direita, ambos analógicos.
A central multimídia inicial é de 8” e já entrega conexão sem fio para o Android Auto e o Apple CarPlay. Seu sistema de som tem 4 alto falantes.
As duas configurações de topo entregam a multimídia de 10,25”, que também inclui o GPS nativo.
Com a atualização do Creta, as novas versões receberam um grande salto neste quesito. O modelo oferece de série 6 airbags e freio a disco nas quatro rodas. Destaque fica para a versão de topo Ultimate que possui itens de segurança diferenciados como câmera 360°, câmeras nos retrovisores externos para monitoramento do ponto cego com projeção no painel de instrumentos, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático, sensor de fadiga e alerta de objetos possivelmente esquecidos no banco de trás.
O Hyundai Creta Nova Geração ficou mais completo e atrativo, entregando pontos que faltavam no crossover, como o motor turbo, mais segurança e equipamentos tecnológicos. A questão do design é um ponto polêmico, que alguns consumidores gostam, outros não. Mas é fato que o modelo melhorou muito em relação ao anterior.