Como indica a letra “S” no final de seu nome, o Hyundai HB20S é a versão sedan do HB20, que é um dos principais modelos da montadora sul-coreana aqui no Brasil. Suas versões de entrada acabam atuando em uma faixa de preços relativamente mais acessível, mas como as intermediárias e as mais caras possuem um preço bem mais alto, o modelo também acaba cumprindo o papel de sedan compacto-premium.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 turbo
Potência/Torque
120cv / 17,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Acabamento
Conforto
Prazer ao dirigir
Segurança
Garantia de 5 anos
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de saída de faixa
Central multimídia de 8” com conectividade inteligente BlueLink
Chave presencial
4 airbags
(1.0 Turbo AT)
Consumo Cidade | 8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 11 km/l (E) e 15,7 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,7s
Velocidade máxima | 191 km/h
Porta-malas | 475L
Tanque | 50L
Versões atuais
Vision
Evolution
Platinum
Platinum Plus
Versões descontinuadas
Diamond
Diamond Plus
Comfort Style
Comfort Plus
Premium
Ocean
Linha do tempo
Embora tenha nascido com a proposta de ser um carro mais barato, a Hyundai precisou mantê-lo em um padrão um pouco acima, principalmente por questões de mercado. Isso é mais evidente na nova geração, que traz as versões de topo atuando.
Saiba tudo sobre o HB20s
Poucos sabem, mas a nomenclatura do Hyundai HB20s representa o nome da montadora sul-coreana, com o número indicando seu porte compacto dentro da marca e a última letra mostrando que se trata da carroceria sedan. Ou seja, o “H” é de Hyundai, o “B” de Brasil e o “20” faz alusão à carroceria compacta.
O modelo se destaca por um bom acabamento frente ao seu principal rival, o Onix Plus. O desempenho não é o melhor do segmento, mas é bom. O consumo de combustível segue a mesma linha no caso da motorização 1.0 turbo, trazendo números mais empolgantes com o câmbio manual.
A segurança pode ser considerada um ponto a favor do sedan, pois ele possui 4 airbags em todas as versões, trazendo alguns itens de condução semiautônoma nas alternativas mais caras da gama.
O ponto que menos agrada os consumidores brasileiros é o design ousado, muitas vezes comparado a um bagre. Além disso, a lista dos equipamentos poderia trazer mais itens tecnológicos, por mais que entregue os sistemas de segurança e uma central com conectividade inteligente.
Suas versões mais básicas acabam concorrendo no segmento de sedans compactos, assim como Renault Logan e Volkswagen Voyage, por exemplo. Mas, as versões mais caras rivalizam na categoria de sedans compactos-premium, neste caso disputando com o Chevrolet Onix Plus (Que possui essa mesma estratégia de versões), Volkswagen Virtus, Nissan Versa, Fiat Cronos e etc.
Seu lançamento no Brasil ocorreu em março de 2013, passando pela primeira reestilização em novembro de 2015. Em abril de 2016 chegou o primeiro motor 1.0 turbo da família HB20, em razão do sucesso que a Volkswagen havia alcançado com o Up! TSI. Entretanto, sem injeção direta essa motorização ficou pouco eficiente. A “nova geração” (Segue com a mesma plataforma) veio ao nosso mercado em setembro de 2019.
Principais concorrentes