O Hyundai HB20X é praticamente o mesmo carro que o HB20, inclusive utilizando uma carroceria hatchback. A diferença entre eles é que a linha X conta com uma proposta mais aventureira, ao menos visualmente. Ele foi o único da família HB20 que manteve o motor 1.6 aspirado e não recebeu o 1.0 turbo.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.6 aspirado
Potência/Torque
130cv / 16,5 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Acabamento
Conforto
Altura em relação ao solo
Segurança
Garantia de 5 anos
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de saída de faixa
Central multimídia de 8” com conectividade inteligente BlueLink
Chave presencial
4 airbags
Consumo Cidade | 7,7 km/l (E) e 10,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,2 km/l (E) e 12,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,9s
Velocidade máxima | 186 km/h
Porta-malas | 300L
Tanque | 50L
Versões atuais
Vision
Evolution
Diamond
Versões descontinuadas
Diamond Plus
Style
Premium
Linha do tempo
Apesar de ser mais caro que o HB20 “comum”, a linha X trazia os mesmos equipamentos, só uma opção de motor e um design controverso, marcado por grandes apliques de plástico ao redor do carro. O modelo acabou saindo de linha para dar espaço ao Creta.
Saiba tudo sobre o HB20X
Com proposta aventureira, o Hyundai HB20X nunca foi o modelo mais vendido da família HB20 (que também inclui o HB20S), mas atingia boas vendas anteriormente. Porém, quando chegou sua nova geração, foi o único dessa linha a manter apenas a motorização 1.6 aspirada, dispensando o moderno propulsor 1.0 turbo dos outros modelos.
Por entregar uma suspensão mais elevada e pneus de uso misto, o aventureiro da Hyundai é indicado para quem trafega por estradas leves de terra com um pouco mais de frequência, ou até mesmo quem busca mais facilidade ao transitar nos grandes centros urbanos, que são compostos por uma quantidade muito alta de lombadas e valetas, onde uma altura maior em relação ao solo ajuda bastante.
Ele também é um carro confortável, com um bom nível de segurança e um acabamento interno relativamente bom entre a categoria. Os contras se resumem na ausência do motor turbo, que é mais eficiente que seu motor 1.6 aspirado. O design é um fator que pode ser considerado negativo, afinal, é bastante controverso para boa parte dos consumidores.
Lançado no Brasil alguns meses depois da chegada do Hyundai HB20, estreando em janeiro de 2013, o modelo aventureiro passou por uma atualização visual em outubro de 2015, ganhando uma “nova geração” (seguiu com a mesma plataforma) em setembro de 2019, juntamente com o HB20 e o HB20S. Por não fazer muito sentido no mercado atual, com a expansão dos “SUVs”, e até mesmo dentro da marca sul-coreana, ele saiu de linha no final de janeiro deste ano.
Principais concorrentes
- Fiat Argo Trekking
- Renault Stepway
- CAOA Chery Tiggo 2