1/6
Versões Hyundai HB20X Nova Geração 2021
O design de atual geração do HB20X é o ponto que mais foi criticado na atualização do modelo. A Hyundai aplicou ao modelo a nova linguagem de design que já existia em modelos maiores da marca em outros países, como por exemplo o Hyundai Sonata. A grade dianteira com ampla abertura e alongada para as laterais, e o design dos faróis geraram várias críticas entre os consumidores.
O HB20X tem vários apliques de plástico na carroceria como nas caixas de roda, e lateral inferior, como também nos para-choques dianteiro e traseiro. Além disso, a parte inferior dos para-choques possuem um aplique em cinza claro. No geral, esses apliques dão um ar um pouco mais robusto ao HB20X.
A dianteira tem faróis do tipo projetor, com a guia da lanterna iluminada em LED. O HB20X também tem uma grade dianteira exclusiva da versão, também com um visual mais robusto. Por fim o modelo traz barras no teto, e roda de liga leve de 16 polegadas exclusiva do modelo X.
Todas as versões do HB20X são equipadas com o motor 1.6 aspirado de quatro cilindros. Existe o câmbio manual de seis marchas apenas na versão de entrada e câmbio automático de seis marchas em todas as versões. Esse motor tem potência variando de 123 cv (G) a 130 cv (E) a 6.000 rpm. O torque é de 16 kgfm na gasolina e 16,5 kgfm no etanol a 4.500 rpm.
Com o motor 1.6 aspirado e câmbio manual, a aceleração de 0-100 km/h do modelo é feita em 9,3 segundos, uma das melhores marcas do segmento. O consumo também é bom, quando abastecido com etanol é de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,8 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Quando equipado com o câmbio automático de seis marchas a aceleração até 100 km/h acontece em 10,5 segundos. Os consumos são de 7,7 km/l a 9,2 km/l com etanol; e 10,9 km/l a 12,9 km/l com gasolina. Embora o câmbio automático traga mais conforto para o motorista, ele aumenta o consumo de combustível e diminui o desempenho do modelo. Mas isso é normal por conta de perdas mecânicas próprias do câmbio automático, quando comparado ao câmbio manual.
O HB20X tem uma suspensão bem acertada para o uso no Brasil. Ela é bem ajustada para ser confortável e macia. O modelo tem uma suspensão cerca de 5 cm mais alta em relação ao HB20 convencional. No total, o modelo tem um vão livre de 21,1 cm, altura extra que permite ao modelo enfrentar melhor lombadas e valetas.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.6 aspirado diferente das outras versões do HB20 que trazem o motor turbo nas versões topo de linha. Mas o motor 1.6 também tem um bom desempenho na estrada, e o câmbio trabalha em giros adequados, tornando a viagem confortável.
O HB20X tem um interior com um dos melhores acabamentos de sua categoria, com boa montagem das peças de acabamento e escolha de materiais adequados para o interior. A ergonomia do modelo também é boa, com porta-objetos de espaço razoável e bem localizados.
O modelo tem direção com assistência elétrica bastante leve que torna as manobras mais confortáveis. Desde a versão de entrada o modelo conta com ajuste de altura do banco do motorista, porém ajuste em altura e profundidade da direção só está disponível em versões superiores.
O modelo tem 2.530 mm da distância entre-eixos, proporcionando um espaço razoável no banco traseiro, dentro da média da categoria de hatchs compactos. Já o porta-malas tem 300 litros de capacidade, que também está na média da categoria com espaço para bagagens adequado para a
A versão de entrada, HB20X Vision 1.6 MT, traz como itens de série, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, faróis do tipo projetor e guia da lanterna em LED, quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, central multimídia com tela de 8”, chave canivete e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A versão HB20X Vision 1.6 AT tem câmbio automático de seis marchas, apoio de braço deslizante no console central, e controle de cruzeiro com limitador de velocidade.
O HB20X Evolution 1.6 AT acrescenta volante revestido em couro, painel de instrumentos com tela digital, ar-condicionado com visor digital, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro e sensor crepuscular.
O HB20X Evolution 1.6 Pack A versão Evolution Pack acrescenta sistema de alerta e frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e câmera de ré.
O HB20X Diamond Plus acrescenta sobre a versão Evolution Pack bancos revestidos em couro na cor cinza, monitoramento de pressão dos pneus, alarme volumétrico, chave presencial com partida por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, e sistema start-stop.
O painel do HB20X nas versões mais básicas, utiliza ponteiros convencionais com o conta-giros à esquerda, velocímetro à direita, e uma pequena tela ao centro com informações do computador de bordo. As versões mais completas trazem um painel que mantém o conta-giros por ponteiro, e utiliza uma tela digital a direita que mostra a velocidade digital e as demais informações do computador de bordo.
A central multimídia do HB20 tem tela de 8 polegadas touch screen. Traz os recursos de integração Android Auto e Apple Carplay, mas não oferece GPS embarcado. Para utilizar navegação é necessário usar algum aplicativo que esteja instalado no seu smartphone. No geral é um central multimídia com poucos recursos avançados.
O HB20X traz desde a versão básica 4 airbags (2 frontais e 2 laterais) e o controle eletrônico de estabilidade, que é um recurso de segurança ativa e pode ajudar a prevenir acidentes uma vez que ajuda o motorista a não perder a dirigibilidade do carro.
O recurso de frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa, estão presentes a partir da versão Evolution pack, são um recurso exclusivo na categoria em que o HB20 concorre, e o coloca em posição de destaque na prevenção de acidentes.
O HB20X 2021 é um dos melhores modelos da categoria quando o cliente busca um modelo com visual aventureiro. A suspensão um pouco mais alta, deixa o modelo apto a encarar todos os tipos de adversidades nas ruas brasileiras. Até mesmo uma estrada de terra o modelo consegue encarar sem problemas.
Mas se o visual aventureiro e a suspensão levemente mais alta não forem pontos fundamentais, é possível que a versão convencional do HB20 seja mais interessante economicamente, pois traz os mesmos equipamentos do modelo X mas com um preço mais barato, e especialmente nas versões topo de linha, tem também o motor 1.0 turbo que é mais eficiente.
O consumo do Hyundai HB20X é de 11,7 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina. Com álcool o consumo é de 8,1 km/litro na cidade e 9,3 km/litro na estrada.
O Hyundai HB20X tem 123 cavalos de potência máxima alcançando a velocidade máxima de 186 km/hora e acelerando de 0 a 100 km/hora em 10,9 segundos.
Todas as versões do HB20X são equipadas com o motor 1.6 aspirado de quatro cilindros. Existe o câmbio manual de seis marchas apenas na versão de entrada e câmbio automático de seis marchas em todas as versões. Esse motor tem potência variando de 123 cv (G) a 130 cv (E) a 6.000 rpm. O torque é de 16 kgfm na gasolina e 16,5 kgfm no etanol a 4.500 rpm.