O Hyundai New Tucson é chamado dessa forma pois até o início do ano conviveu com sua antiga geração, o IX35. Além disso, por alguns anos ainda dividiu seu espaço na concessionária com a sua primeira versão, que então era chamada apenas de “Tucson”. Como está no mercado brasileiro desde o final de 2016 sem receber modificações visuais, o SUV médio deve ganhar novidades em breve.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
1.6 turbo
Potência/Torque
177 cv / 27 kgfm
Transmissão
Automatizada de dupla embreagem
Tração
Dianteira
5 anos de garantia
Conforto
Espaço interno
Dirigibilidade
Desempenho
Sensor de ponto cego (versão Limited)
Bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e resfriamento (versão Limited)
Porta-malas com abertura automática (versão Limited)
Ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras (de série)
Teto-solar elétrico panorâmico (de série)
Consumo Cidade | 10,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 12,2 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,1 s
Velocidade máxima | 201 km/h
Porta-malas | 513 L
Tanque | 62 L
Versões atuais
GLS
Limited
Versões descontinuadas
GL
Special Edition
Linha do tempo
Curiosamente a Hyundai já chegou a vender simultaneamente as 3 gerações de um mesmo modelo no Brasil: o Tucson, o IX35 e o New Tucson. Este ainda sobrevive, mas não recebe nenhuma atualização importante desde o final de 2016, quando foi lançado.
Saiba tudo sobre o Tucson
Embora um pouco esquecido no mercado brasileiro por não receber atualizações significantes há muito tempo, o Hyundai Tucson é um SUV médio de proposta bastante familiar e tradicional.
Por focar no conforto a bordo, essa é sua maior virtude, principalmente considerando a suspensão bem macia que filtra muito bem as irregularidades do solo brasileiro. Essa proposta familiar é evidenciada pelo bom espaço interno e pela ampla capacidade para bagagens no porta-malas, que tem mais de 500 litros.
O desempenho entregue pelo motor 1.6 turbo é muito bom, se aliando à transmissão automatizada de dupla embreagem que deixa o conjunto mais suave. Todavia, o consumidor de um Hyundai Tucson não deve esperar por tecnologias muito recentes, visto que a lista de equipamentos não é atualizada há bastante tempo, assim como o visual que já está “cansado”.
Por mais que o modelo pertença a uma categoria bastante badalada no Brasil, a CAOA (grupo brasileiro que gerencia a linha de importados da Hyundai e os modelos fabricados em Anápolis, Goiás) acabou deixando o New Tucson de lado para focar no gerenciamento dos veículos da chinesa Chery, também sob o seu comando no Brasil.
Considerando apenas essa geração, que recebe o “New” antes do “Tucson” justamente para diferenciar os dois modelos, foi lançada em nosso mercado no final de 2016, depois de ser apresentada no Salão Do Automóvel daquele ano. Em julho do ano seguinte ganhou a versão intermediária GLS, mas após isso não teve nenhuma alteração significante. A CAOA Hyundai informou que novidades chegarão em breve.
Principais concorrentes
- Jeep Compass
- Mitsubishi Eclipse Cross
- Volkswagen Taos
- Chevrolet Equinox
- Toyota Corolla Cross
- CAOA Chery Tiggo 7
- Ford Territory
- Kia Sportage