O Jeep Compass é simplesmente o modelo mais vendido de sua categoria, e até o momento, sempre alcança além do dobro de vendas em relação ao segundo colocado do ranking. O modelo era criticado pela motorização que sofria com um consumo elevado e falta de potência, mas a performance melhorou muito com a recém-chegada do motor 1.3 turbo.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.3 turbo
Potência/Torque
185cv / 27,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Acabamento
Lista de equipamentos
Segurança
Motorização
Único da categoria com motor diesel
Sistema de som Beats de 506W
Central multimídia de 10,1” com sistema de conectividade inteligente
Piloto automático adaptativo
Alerta de ponto cego
Estacionamento automático (Park Assist)
(1.3 Turbo AT)
Consumo Cidade | 7,3 km/l (E) e 10,5 km/l (G)
Consumo Estrada | 8,7 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,8s
Velocidade máxima | 207 km/h
Porta-malas | 476L
Tanque | 60L
Versões atuais
Sport, Longitude, 80 Anos, Limited, Série S e Trailhawk
Versões descontinuadas
Night Eagle
Linha do tempo
A primeira geração foi um fracasso em vendas, e era importada dos Estados Unidos. O seu sucesso começou na segunda geração, que foi fabricada primeiramente no Brasil e ganhou uma grande evidência, elevando muito as vendas da montadora.
Saiba tudo sobre o Compass
Juntamente com o crossover compacto Renegade, o Compass é um forte responsável pela popularidade que a Jeep Compass ganhou nos últimos 6 anos, mudando completamente o cenário de uma marca que já estava esquecida no mercado e que ofertava apenas carros de luxo.
Facilmente ele se tornou o mais vendido dessa categoria, e até o momento, todos os anos ele teve mais que o dobro de emplacamentos que o segundo colocado de seu segmento.
O modelo é uma ótima opção para quem busca muita tecnologia e segurança embarcada em um crossover que pode ter até mesmo aptidão off-road, no caso das versões com motorização a diesel e tração 4x4.
O acabamento não é excelente, mas é muito agradável, principalmente visualmente, e tudo isso se alia a motorização que entrega um ótimo desempenho, seja ela 1.3 turboflex ou 2.0 turbodiesel. O Compass também conta com um nível elevado de segurança e um bom espaço para os ocupantes.
Como ponto negativo nós podemos citar sobretudo o consumo do propulsor flex, que infelizmente é elevado. Esse segmento existe há muito tempo, mas depois do lançamento do Compass, tudo mudou e ele ficou muito mais movimentado.
Ele ainda é líder absoluto, mas o segundo e o terceiro colocado entre a categoria são recém-lançados no Brasil. Estamos falando de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, respectivamente. Também concorrem modelos como Chevrolet Equinox, Ford Territory, Kia Sportage e Hyundai New Tucson.
Poucos sabem, mas o Jeep já foi vendido no Brasil antigamente, totalmente diferente do que conhecemos atualmente. A primeira geração, que era importada dos EUA, chegou por aqui em 2012, mas foi um fiasco de vendas. O modelo só atingiu o sucesso com a chegada da nova geração, de 2016, que trouxe de volta a evidência da marca Jeep e a ajudou a se consolidar em nosso país.
Principais concorrentes
- Chevrolet Equinox
- Toyota Corolla Cross
- Kia Sportage
- Volkswagen Taos
- Hyundai New Tucson
- Mitsubishi Eclipse Cross
- Ford Territory
- CAOA Chery Tiggo 7 Pro