O Jeep Grand Cherokee é o modelo mais luxuoso da montadora americana em nosso país. A Jeep usou seu visual como inspiração para produzir o Compass, modelo menor que faz muito sucesso em nosso mercado. Atualmente é ofertado em apenas uma versão de acabamento, com uma série especial comemorativa.
Perfil Geral
Origem
Estados Unidos
Tipo
SUV
Segmento
Grande
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Diesel
Motor
3.0 V6 turbo
Potência/Torque
241 cv / 56 kgfm.
Transmissão
Automática
Tração
AWD
Acabamento
Conforto
Aptidão off-road
Segurança
Equipamentos
Painel de instrumentos de 7”
Painel de instrumentos de 7”
Duas telas traseiras de 9”
Piloto automático adaptativo.
Estacionamento automático (Park Assist)
Consumo Cidade | 9,6 km/l (D)
Consumo Estrada | 12 km/l (D)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,2 s
Velocidade máxima | 202 km/h
Porta-malas | 457L
Tanque | 93L
Versões atuais
Limited
Limited 80 Anos
Versões descontinuadas
Laredo
Overland
Linha do tempo
Em nosso país, há cerca de 12 anos ele é vendido na mesma geração, com uma reestilização visual aplicada em 2014, não recebendo mais nenhuma atualização após essa data. O único marco foi a chegada da versão especial “Limited 80 Anos”.
Saiba tudo sobre o Grand Cherokee
Poucos se lembram de sua existência, mas o Grand Cherokee ainda é ofertado no mercado automotivo brasileiro, responsável por ser o modelo mais luxuoso da linha Jeep, carregando bastante sofisticação e ainda contando com uma capacidade off-road que dá inveja em muitos SUVs.
O primeiro ponto de destaque do Grand Cherokee não é muito positivo: desde 2014 ele entrega basicamente o mesmo design, tanto no exterior quanto no interior. Não que ele seja considerado feio, pelo contrário, mas seu visual evidencia sua idade.
Também por não receber atualizações há muito tempo, sistemas de conectividade mais avançados não estão presentes no modelo, assim como outros itens mais modernos, como um painel 100% digital.
Porém, não há como negar que o SUV da Jeep entrega um alto nível de luxo, com um ótimo acabamento, diversos mimos para os passageiros e vários assistentes inteligentes de condução, como piloto automático adaptativo, Park Assist, frenagem autônoma de emergência, entre outros.
Sua capacidade off-road também se torna um destaque importante, pois é capaz de chegar onde vários modelos intitulados como “SUVs” não chegam. Por uma questão de preços, o Jeep Grand Cherokee acaba concorrendo com outros SUVs de marcas premium.
No Brasil o modelo desembarcou em 1996, ainda em sua primeira geração, que foi substituída em 1999. A terceira chegou em 2005, e a que permanece a venda até hoje foi lançada em 2010, passando por um facelift em 2014, trazendo então o visual atual. Uma nova geração já existe em outros mercados, mas a marca ainda não confirmou se ela virá para cá.
Principais concorrentes Volvo XC60, Land Rover Discovery, BMW X3 e Audi Q5.