Oferecido na versão única 200 AMG Line, o Mercedes-Benz GLA é atualmente o modelo mais barato da montadora de origem alemã no Brasil com uma carroceria de SUV/Crossover. Mesmo que baseado no hatch Classe A, agora o modelo tem porte mais próximo ao de SUV. Apesar do preço alto, destacam-se o bom acabamento, a lista de equipamentos e o baixo consumo de combustível.
Perfil Geral
Origem
Hungria
Tipo
SUV
Segmento
Compacto-Premium
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
1.3 turbo
Potência/Torque
163 cv / 25,5 kgfm
Transmissão
Automatizada de dupla embreagem
Tração
Dianteira
Espaço interno
Acabamento
Consumo de combustível
Equipamentos
Qualidade construtiva
Teto-solar elétrico panorâmico
Sensores de ponto cego
Sistema de permanência em faixa
Piloto automático adaptativo
Painel de instrumentos de 10,25”
Consumo Cidade | 11,1 km/l (G)
Consumo Estrada | 13,6 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,7 s
Velocidade máxima | 210 km/h
Porta-malas | 435 L
Tanque | 43 L
Versões atuais
200 AMG Line
Versões descontinuadas
200 Enduro
200 Advance
250 Sport
Linha do tempo
O GLA ainda é um modelo relativamente recente em nosso país, e por aqui foi fabricado entre 2016 e 2020, até a Mercedes-Benz fechou sua fábrica de automóveis no Brasil, mas com estoque suficiente para suprir a demanda até a chegada da nova geração.
Saiba tudo sobre o Gla
Para o mercado automotivo brasileiro, quem atua como porta de entrada do segmento de SUVs da Mercedes-Benz é o GLA, por mais que ele tenha somente uma versão “convencional”, visto que as outras pertencem à divisão esportiva Mercedes-AMG.
Corrigindo um ponto a ser melhorado no modelo antigo, a nova geração do Mercedes-Benz GLA trouxe um espaço interno mais generoso, que se alia a um ótimo acabamento interno e também a uma lista de equipamentos generosa.
Ele pode ser uma boa compra principalmente considerando o uso urbano na maior parte do tempo, pois seu tanque é pequeno e acaba não fornecendo uma autonomia muito grande, por mais que seu consumo de combustível seja baixo considerando a categoria em que se encontra.
Outro ponto importante que vale ressaltar, é que embora o Mercedes-Benz GLA tenha muitos pontos positivos, ele realmente cobra seu preço por isso, sendo mais caro que a maioria dos rivais e assim entregando uma relação entre custo e benefício que não se destaca.
Lançado em setembro de 2014 e inicialmente importado da Alemanha, o Mercedes-Benz GLA se manteve assim até a montadora inaugurar sua planta nacional em Iracemápolis (SP), em setembro de 2016. Passando por discretas atualizações visuais em agosto de 2017, por lá o modelo foi montado até dezembro de 2020, quando a montadora de origem alemã optou por encerrar a produção de automóveis em nosso país.
A Mercedes-Benz havia aumentado sua produção para criar um estoque que durasse até a chegada da nova geração do GLA, o que aconteceu em fevereiro do ano seguinte. Até o momento essa foi a última novidade do crossover, que apenas sofreu alterações de preços após esse momento.
Principais concorrentes
- BMW X1
- Audi Q3
- Jaguar E-Pace