Infelizmente a Frontier está ficando um pouco defasada em seu segmento, já que a Nissan não a atualiza há um bom tempo, enquanto as outras montadoras já trouxeram itens mais tecnológicos, um visual mais moderno e até mesmo recursos de condução semiautônoma, que são muito importantes para uma maior segurança. Apesar disso, o modelo ainda tem suas qualidades.
Perfil Geral
Origem
Argentina
Tipo
Picape
Segmento
Média
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Diésel
Motor
2.3 biturbo
Potência/Torque
190 cv / 45,9 kgfm.
Transmissão
Manual ou automática
Tração
AWD
Conforto
Consumo de combustível
Versão aventureira
Custo-benefício
Única da categoria com teto-solar
Teto-solar elétrico
Câmera 360°
Faróis em LED
6 airbags
Ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras
Consumo Cidade | 9,2 km/l (D)
Consumo Estrada | 10,5 km/l (D)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,3 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 1054L
Tanque | 80L
Versões atuais
S
Attack
XE
LE
Versões descontinuadas
X-Gear
SE
SV
SL
Platinum
Strike
Linha do tempo
A Nissan Frontier já está no Brasil há muitos anos, mas nunca fez um sucesso muito grande, e atualmente conta com resultados modestos de vendas. Uma versão atualizada pode chegar ainda este ano, trazendo modernidade mais condizente com a da concorrência.
Saiba tudo sobre o Frontier
Geralmente a Nissan Frontier fica em quarto ou quinto lugar no ranking de vendas de seu segmento, o que não é muito bom. Isso acontece principalmente pela falta de modernidade no modelo, por mais que traga teto-solar elétrico, algo único no segmento.
Seu maior destaque em relação às concorrentes é a suspensão traseira com uma arquitetura diferente da já conhecida com feixe de molas. Isso a torna uma das picapes médias mais confortáveis do Brasil, embora ainda traga características de uma picape, que geralmente é voltada para o trabalho e para o uso no off-road.
Suas exclusividades se resumiam ao teto-solar e à câmera com visualização 360°, mas a Toyota Hilux passou a oferecer esse último equipamento recentemente. O grande empecilho da Frontier é a falta de modernidade, pois há alguns anos ela é basicamente o mesmo produto, já que a Nissan não realizou modificações importantes nesse tempo.
Em todas as versões falta conectividade e equipamentos, tanto de conforto/comodidade como de segurança. Ela concorre com as mesmas picapes médias há bastante tempo aqui no Brasil. Estamos falando de modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e Volkswagen Amarok, geralmente nessa ordem de vendas.
Muitos não sabem pois a Nissan Frontier nunca teve muita evidência em nosso país, mas ela está presente por aqui desde 1998, iniciando a fabricação nacional em 2002. A nova geração chegou no final de 2007, que saiu de linha em 2016 após modificações visuais. A geração atual chegou em 2017, hoje em dia importada da Argentina.
Principais concorrentes
- Toyota Hilux
- Chevrolet S10
- Ford Ranger
- Volkswagen Amarok
- Mitsubishi L200 Triton