Atualmente importado do México, o Nissan Versa é o único sedã da montadora de origem japonesa disponível no mercado brasileiro, e disputa as vendas no segmento dos compactos. Ele é sempre oferecido com motor 1.6 aspirado e compartilha elementos com o SUV compacto Kicks.
Perfil Geral
Origem
México
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.6 aspirado
Potência/Torque
114 cv / 15,5 kgfm
Transmissão
Manual ou CVT
Tração
Dianteira
Segurança
Espaço interno
Bom porta-malas
Conforto
Confiabilidade mecânica
Painel de instrumentos de 7” (versões Advance e Exclusive)
Faróis dianteiros em LED (versão Exclusive)
6 airbags (de série)
Sensor de ponto cego (versão Exclusive)
Câmera 360° (versão Exclusive)
Consumo Cidade | 8 km/l (E) e 11,7 km/l (G)
Consumo Estrada | 10 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 10,7 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 482 l
Tanque | 41 l
Versões atuais
Sense
Advance
Exclusive
Versões descontinuadas
Unique
Premium
S
SL
SV
Linha do tempo
Em 2020 a primeira geração passou a ser chamada de V-Drive para que pudesse conviver com a segunda geração do modelo, esta que deu continuidade ao nome Versa. Contudo, a opção mais acessível não durou muito tempo e acabou saindo de linha no ano seguinte.
Saiba tudo sobre o Versa
No Brasil o Nissan Versa é o único responsável por representar a gama de modelos sedãs da japonesa Nissan, visto que a sua antiga geração (chamada de V-Drive nos últimos anos) já saiu de linha em nosso mercado, assim como o sedã médio Sentra.
Desde que foi lançado no país, o Versa sempre foi referência no quesito espaço interno, e por esse motivo foi bastante utilizado por taxistas e depois por motoristas de aplicativo, pois sua mecânica confiável também contribui para esse tipo de uso.
Quando falamos de pontos positivos, o espaço interno generoso e a boa capacidade do porta-malas fazem companhia ao nível de segurança e conforto que o modelo entrega nesta última geração, que traz por exemplo, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, câmera 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro e seis airbags.
Contudo, o Nissan Versa é indicado para um cliente mais tradicional que não se preocupa com a ausência de uma motorização turbo e de itens que exalam modernidade, por mais que os equipamentos de segurança citados sejam bastante tecnológicos.
Por se aproximar mais de uma proposta confortável e confiável, o modelo da Nissan rivaliza principalmente com Honda City Sedan e Toyota Yaris Sedan, mas por questões de segmento e posicionamento de preços, também acaba disputando com outros sedans, a exemplo de Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
Em seu lançamento no mercado brasileiro, a produção ainda era apenas mexicana, se tornando brasileira somente em março de 2015, quando a fábrica da Nissan em Porto Real (RJ) foi inaugurada.
Para conviver juntamente com a nova geração, em 2020 passou a ser chamado de V-Drive, que assim permaneceu até setembro de 2021, quando então deixou nosso mercado. A segunda geração, chamada de Versa e também importada do México, ainda permanece em nosso país.
Principais concorrentes