Carregando o título de carro mais vendido da Peugeot no Brasil atualmente, o 208 é um hatchback compacto que se destaca primeiramente pelo design bastante moderno, e depois pelo bom acabamento e pela ampla lista de equipamentos, com diversas tecnologias exclusivas na categoria em que ele se encontra.
Perfil Geral
Origem
Argentina
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.6 aspirado
Potência/Torque
120cv / 15,7 kgfm
Transmissão
Automática
Tração
Dianteira
Acabamento
Segurança
Tecnologia embarcada
Custo-benefício
Design
Faróis full LED com farol alto automático (versão Griffe)
Painel de instrumentos 3D (versão Griffe)
Reconhecimento de placas de trânsito (versão Griffe)
Frenagem automática de emergência (versão Griffe)
Sistema de permanência em faixa (versão Griffe)
(1.6 AT)
Consumo Cidade | 7,5 km/l (E) e 10,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 9 km/l (E) e 13,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12s
Velocidade máxima | 190 km/h
Porta-malas | 265 l
Tanque | 47 l
Versões atuais
Like
Style
Active
Allure
Griffe
Versões descontinuadas
Like Essencial
GT
Inconcert
Sport
Linha do tempo
O Peugeot 208 nunca foi referência em número de vendas, mas sempre foi uma opção refinada frente à rivais mais simples, sobretudo nessa nova geração que possui equipamentos inéditos no mercado e um design muito moderno que agrada a maioria.
Saiba tudo sobre o Peugeot 208
É verdade que o Peugeot 208 nunca atingiu um número de vendas muito expressivo em seu segmento de hatches compactos, mas no mercado atual trata-se do modelo mais vendido da montadora, e também de um dos mais tecnológicos e modernos de sua categoria.
Podemos começar destacando o visual que traz uma dianteira bastante marcante e exclusiva, com faróis em LED que lembram as garras de um leão. Desconsiderando esse fator visual (que varia de acordo com o gosto de cada consumidor), ainda temos muita tecnologia embarcada no 208, como painel de instrumentos em 3D, reconhecimento de placas de trânsito, farol alto automático e etc.
O acabamento também é um ponto positivo, mas negativamente existe o espaço interno limitado, até mesmo para o motorista caso ele tenha uma estatura mais alta. Outro ponto que deixa a desejar é o motor, pois ainda é um 1.6 aspirado ao invés de um propulsor turbo mais moderno.
O único rival do Peugeot 208 que se assemelha no quesito tecnologia é o Honda City Hatch, que também conta com recursos inteligentes de direção. Contudo, ele também disputa mercado com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Toyota Yaris Hatch e etc. Mesmo quando o Peugeot 208 chegou ao nosso mercado em abril de 2013, ele já contava com um visual bastante moderno e um acabamento interessante.
Em abril de 2016 ganhou um facelift e também uma versão esportiva com motor 1.6 turbo, chamada de GT, esta que saiu de linha em outubro de 2019. A nova geração, vendida atualmente, chegou ao Brasil em setembro de 2020, com a versão elétrica lançada exatamente 1 ano depois. Em maio deste ano o modelo recebeu duas novas versões, equipadas com o motor 1.0 FireFly de origem Fiat.
Principais concorrentes
- Volkswagen Polo
- Toyota Yaris Hatch
- Chevrolet Onix
- Honda City Hatch
- Hyundai HB20
- Fiat Argo