Por mais que seja um SUV médio, a Peugeot posiciona o 3008 com uma faixa de preços mais elevada que praticamente todos os concorrentes desse segmento de marcas que não são “premium”, além de empregar um acabamento mais sofisticado. Oferecido em apenas duas versões, ele é equipado sempre com motorização turbo e câmbio automático.
Perfil Geral
Origem
França
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
1.6 turbo
Potência/Torque
165 cv / 24,5 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
Dianteira
Equipamentos
Conforto
Acabamento
Desempenho
Tecnologia
Painel digital de 12,3” (de série)
Piloto automático adaptativo (de série)
Porta-malas com abertura automática (de série)
Sistema de permanência em faixa (de série)
Bancos dianteiros com massageadores e aquecimento (versão GT Pack)
Consumo Cidade | 9,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 11,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,9s
Velocidade máxima | 206 km/h
Porta-malas | 520L
Tanque | 53L
Versões atuais
Griffe
GT Pack
Versões descontinuadas
Allure
Griffe Pack
Roland Garros
Linha do tempo
Anteriormente, em sua primeira geração, o Peugeot 3008 misturava os aspectos de um SUV com uma minivan, sobretudo no design. O visual ficou mais refinado com o primeiro facelift, mas adotou uma identidade mais próxima de um SUV na segunda geração.
Saiba tudo sobre o Peugeot 3008
No Brasil o Peugeot 3008 é posicionado como o modelo mais caro da montadora de origem francesa, e acaba sendo um carro de imagem por ter um baixo número de vendas, atuando em um nicho pequeno.
Sem dúvidas o nível de acabamento interno é um dos pontos mais positivos do modelo, assim como a sofisticação visual, tanto no exterior quanto no interior do Peugeot 3008. A lista de equipamentos também é bastante recheada, com vários assistentes de condução e itens de comodidade e conforto.
A motorização acaba sendo um destaque por fornecer um bom desempenho e uma condução prazerosa, mas o Peugeot 3008 é direcionado a quem não se importa de pagar mais caro (em relação aos SUVs médios) para ter esses pontos positivos. Já o espaço interno e o consumo de combustível são apenas medianos, sem destaques nestes pontos.
Considerando as versões atuais do 3008, podemos dizer que ele se encaixa em uma proposta mais premium, por mais que tenha o porte de SUV médio, assim como Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Volkswagen Taos, por exemplo. Contudo, por questões de preço o Peugeot concorre apenas com o Toyota RAV4, Ford Bronco Sport e com as versões com motor diesel do Compass.
Lançado no final de 2010, na época o modelo ainda tinha fortes características de minivan, até mesmo no visual. Com o primeiro facelift, de junho de 2014, o design ficou mais refinado, mas essa identidade foi realmente alterada apenas em 2017, com a chegada da nova geração.
Em janeiro de 2018 novos assistentes de condução foram adicionados ao pacote de equipamentos, mas a versão reestilizada, que é vendida atualmente, chegou apenas em junho de 2021.
Principais concorrentes