O Kwid foi lançado pela Renault como “SUV dos compactos”, por trazer bons ângulos de entrada e saída e uma boa altura livre em relação ao solo. Entretanto, de SUV ele possui apenas a inspiração, já que se trata de um hatch subcompacto, que por sinal acaba de ganhar diversos equipamentos e ficar ainda mais econômico.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Subcompacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque
71cv / 10 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Porta-malas
Robustez
Equipamentos
Consumo de combustível
Segurança
DRL em LED
Sistema start-stop
Controles de estabilidade e tração
Assistente de partida em rampas
4 airbags
Consumo Cidade | 10,8 km/l (E) e 15,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 11 km/l (E) e 15,7 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,2 s
Velocidade máxima | Não informado
Porta-malas | 290L
Tanque | 38L
Versões atuais
Zen
Intens
Outsider
Versões descontinuadas
Life
Linha do tempo
O pequeno Kwid acaba de passar por sua primeira reestilização, que além de um novo visual, também acrescentou diversos equipamentos e trouxe pequenas alterações na motorização, que ficou mais eficiente em consumo e desempenho.
Saiba tudo sobre o Kwid
O Renault Kwid é o modelo 0km mais barato da Renault e também de todo o nosso país, atuando na categoria mais acessível do mercado, embora ela tenha acompanhado os aumentos de preços do meio automotivo e também já esteja bem cara.
São 3 versões de acabamento oferecidas atualmente, todas com o mesmo motor 1.0 aspirado e o câmbio manual de 5 marchas.
Quando comparamos o modelo francês com o seu único concorrente, vemos que ele se destaca principalmente nos itens de segurança, como 4 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e DRL em LED. Ele também conta com um desempenho melhor e um consumo de combustível mais eficiente, além de equipamentos interessantes e um porta-malas mais espaçoso.
Porém, o Kwid conta com um acabamento extremamente simples, na aparência e na qualidade de construção. Em seu projeto é possível identificar diversos pontos que denunciam o corte de custos que a Renault aplicou no hatch.
Atualmente esse segmento de hatches subcompactos conta com apenas dois integrantes, o próprio Renault Kwid e o italiano Fiat Mobi. Ambos possuíam versões abaixo dos 50 mil reais, mas as duas montadoras tiraram essas opções mais acessível do catálogo há pouco tempo.
Quando foi lançado em 2017, o Kwid chamou muita atenção por custar menos de 30 mil reais na configuração de entrada, e logo conquistou diversos consumidores. Para reforçar a classificação (Errada) do Kwid como um SUV, a montadora trouxe a versão com visual aventureiro em maio de 2019. Seu primeiro facelift aconteceu recentemente, em janeiro de 2022.
Principais concorrentes Seu único rival direto é o Fiat Mobi.