É verdade que o Renault Logan não recebe atualizações necessárias há muito tempo, pelo menos no mercado brasileiro. Contudo, mesmo assim ele ainda consegue se destacar pelo bom espaço interno e pela boa capacidade do porta-malas, que chega a ser superior à de alguns sedans médios. Atualmente é vendido apenas com motor 1.0 aspirado, mas em duas versões de acabamento.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Sedan
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque
82 cv / 10,5 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Espaço interno
Baixo consumo de combustível
Capacidade do porta-malas
Robustez
Conforto
Ar-condicionado manual (de série)
4 airbags (de série)
Sensores de estacionamento traseiros (versão Zen)
Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay (versão Zen)
DRL em LED (de série)
Consumo Cidade | 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,8 km/l (E) e 14,4 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,2 s
Velocidade máxima | 164 km/h
Porta-malas | 510 L
Tanque | 50 L
Versões atuais
Life
Zen
Versões descontinuadas
Dynamique
Intense
Iconic
Expression
Linha do tempo
Com a chegada do 1º facelift da nova geração, o Logan recebeu a transmissão CVT, mas que acabou não vingando e saindo de linha menos de 2 anos depois. Para piorar, em janeiro perdeu o motor 1.6 e agora é vendido apenas em duas versões básicas com o 1.0.
Saiba tudo sobre o Logan
O Renault Logan ultimamente tem sido bastante esquecido entre os sedans compactos, e embora realmente haja motivos pra isso, o modelo ainda consegue ter qualidades exclusivas em relação aos rivais, mesmo com seu projeto já datado.
Até hoje ele entrega um bom espaço interno e um compartimento de bagagem muito grande, o maior da categoria em que ele se encontra (desconsiderando o Volkswagen Virtus que é mais refinado). Com seus 510 l ele é mais amplo que o porta-malas de muitos sedans médios.
Também se trata de um sedan robusto e econômico (principalmente na cidade), mas por outro lado, o Renault Logan não é o mais indicado para quem busca uma extensa lista de equipamentos, um acabamento primoroso ou até mesmo modernidade em itens como o painel de instrumentos e a central multimídia.
Com projeto Dacia (subsidiária romena de baixo custo da Renault), o Logan chegou ao Brasil em julho de 2007, como linha 2008. Em abril de 2010 veio a sua primeira atualização visual, mas a nova geração, que evoluiu em diversos quesitos, desembarcou em nosso país só em novembro de 2013.
Essa nova geração passou pelo seu primeiro (e único até o momento) facelift em julho de 2019, quando ganhou uma transmissão CVT nunca vista antes no Logan. Exclusiva das versões mais caras, esse conjunto acabou não fazendo sucesso por aqui, saindo de linha pouco mais de um ano e meio depois de seu lançamento.
Para tornar sua situação ainda mais difícil, a Renault tirou o motor 1.6 aspirado de linha, restando apenas o 1.0 aspirado em duas versões básicas. Por conta disso o Renault Logan atinge baixos números de venda no país atualmente.
Principais concorrentes