Renault Master 2021

Versões Renault Master 2021

Master 2021 Extra Furgão 2.3

Resumo

Versão furgão com chassi longo, tem mesmo conjunto mecânico e equipamentos das demais versões acresce faixa lateral externa, com capacidade de carga de 13 m ³.

Master 2021 Gran Furgão 2.3

Resumo

Mesmo conjunto mecânico e equipamentos de segurança e conforto do Renault Master Furgão, mas a carroceria usa chassi médio e a capacidade de carga é de 11m³.

Master 2021 Furgão 2.3

Resumo

Mesmo conjunto mecânico e equipamentos de segurança e conforto do Renault Master Chassi, mas a carroceria é furgão, tendo capacidade de carga de 8m³.

Master 2021 Minibus Executive 2.3

Resumo

Versão topo de linha para passageiros, tem a mesma carroceria e conjunto mecânico do Extra Vitré, acresce vidros elétricos e ar com saídas para os passageiros.

Master 2021 Chassi Cabine 2.3

Resumo

Versão de entrada com chassi, motor 2.3 turbodiesel e câmbio manual de 6 marchas, vem com direção hidráulica e o básico em segurança, freios ABS e airbag duplo.

Ninguém espera muito do design de um utilitário, mas dentro do que é possível o Renault Master 2021 agrada com linhas bem resolvidas. Na dianteira os faróis são levemente alongados para cima, ajudando a deixar o visual harmônico com o capô de subida bem acentuada, o que ajuda bastante na visibilidade para dirigir o utilitário. Neste conjunto da dianteira, ainda vale destacar uma enorme grade dianteira em formato colmeia, com entradas de ar que contribuem para a boa aerodinâmica do furgão. O desenho da lateral é o padrão de uma van e na traseira com a porta dupla e os faróis alongados fica visível que compartilha a mesma plataforma com o Peugeot Expert e Fiat Ducato.
Todas as versões do Renault Master 2021 vêm equipadas com o mesmo motor 2.3 turbodiesel com duplo comando de válvulas que entrega 130 cavalos de potência máxima ao utilitário. Igualmente o câmbio é compartilhado em todas as versões, sendo um manual de seis marchas, e a tração é dianteira.
Com exceção do Executive que tem o desempenho um pouco inferior por causa do seu peso, todas as outras versões do Renault Master 2021 atingem velocidade de 145 km/hora e aceleram de 0 a 100 km/hora em 17,1 segundos. No Renault Master Executive, a velocidade máxima é de 144 km/hora e a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 19,8 segundos. Todos estes números estão dentro da média do segmento. Quanto ao consumo, o Renault Master 2021, se mostra um dos utilitários mais econômicos do mercado brasileiro, rodando 10 km/litro de diesel na cidade e 12 km/litro na estrada.
A visibilidade é um dos pontos fortes do Renault Master 2021, isto pelo seu design, mas o ajuste de altura do banco do motorista também ajuda a deixar ela melhor ainda. Com a suspensão bem ajustada, o furgão da Renault balança um pouco menos na estrada em altas velocidades do que seus concorentes. Quanto a dirigibilidade, o Renault Master tem um volante com boa empenhadura, excelente posição da caixa de câmbio e uma ergonomia extremamente funcional.
No Renault Master Executive, todos os bancos dos passageiros são reclináveis e as saídas de ar-condicionado estão presentes em todas as fileiras de bancos, algo interessante é que o chassi longo foi levemente aumentando, possibilitando uma capacidade de 1.000 litros de carga mesmo com todos os bancos. Este diferencial é um dos motivos que fazem do Renault Master Executive 2021, umas boas opções de compra, mesmo sendo a versão mais cara, nenhum dos seus concorrentes oferecem tanto espaço no porta-malas transportando 16 passageiros. Nas outras versões, cumpre com o que é requisito para o segmento, com bom espaço para os três passageiros da frente e funcionalidade com a porta traseira corrediça tanto nas versões para carga quanto para transporte de passageiros.
Todas as versões do Renault Master 2021 vêm equipadas com direção elétrica, repetidor de seta nos retrovisores, iluminação no compartimento de cargas, protetor de cárter e faróis com regulagem elétrica. Rádio, ar-condicionado, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos são oferecidos em um pacote de opcionais, a exceção é a versão Executive que traz estes equipamentos de série, somente com o computador de bordo na lista de opcionais.
Com acabamento bem simples, o painel tem um desenho agradável e traz as funções básicas do computador de bordo, com o velocímetro central e conta-giros à esquerda analógicos e luzes de alerta à direita. O kit multimídia está presente somente no Renault Master Executive, mas é bastante moderno por se tratar de um utilitário, incluindo Android Auto e TV digital com tela de 15 polegadas para os passageiros.
Nos equipamentos de segurança, o Renault Master 2021 traz um pouco mais que o básico que seus concorrentes oferecem, trazendo os obrigatórios, airbag duplo e freios ABS. Além disto, todas as versões do Renault Master tem faixa lateral de advertência, exceto o chassi-cabine, avisos sonoros de cinto de segurança e bloqueio de ignição por satélite, item muito importante em um furgão, principalmente para o transporte de cargas.
O Renault Master concorre diretamente com Fiat Ducato, Peugeot Expert e Peugeot Boxer e o Mercedes-Benz Sprinter, isto falando só dos utilitários mais vendidos do mercado brasileiro. Entre os concorrentes da mesma faixa de preço, os três, Fiat Ducato, Peugeot Expert e o utilitário da Renault têm a mesma plataforma e motor, mas o Renault Master é mais bem ajustado para as ruas brasileiras e por ser o mais vendido acaba ficando com melhor preço de revenda. Além destas vantagens, o Renault Master 2021 tem mecânica muito confiável, já dentro dos padrões de baixa emissão de poluentes e o custo de manutenção mais baixo do segmento de utilitários. Enfim, sobram motivos para você comprar se o comparar com seus concorrentes da mesma faixa de preço. Agora se for partir para outra faixa de preço, o Sprinter sim entrega mais desempenho e conforto, mas com você desembolsando muito mais para comprar.