O Renault Sandero já fez muito sucesso em terras brasileiras, mas recentemente a Renault “enxugou” a linha do modelo, que atualmente é ofertada em apenas duas versões de acabamento e ambas com o mesmo conjunto mecânico. Isso contribuiu para que ele perdesse muitas vendas e muita visibilidade no cenário atual do mercado automotivo brasileiro.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque
82cv / 10,5 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Design refinado
Espaço interno
Consumo de combustível urbano
Porta-malas
Fácil manutenção
DRL e lanternas traseiras em LED
4 airbags
Direção eletro-hidráulica
Vidros elétricos dianteiros
Ar-condicionado manual
Consumo Cidade | 9 km/l (E) e 13,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,6 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,2s
Velocidade máxima | 163 km/h
Porta-malas | 320L
Tanque | 50L
Versões atuais
S Edition e GT Line
Versões descontinuadas
Life, Zen, Intense, Iconic, Dynamique e R.S
Linha do tempo
O Renault Sandero sempre foi um modelo de sucesso em nosso país, juntamente com o Logan, sua versão sedan. A nova geração, de 2014, o deixou muito mais moderno, e recebeu um facelift apenas em 2019, ficando da forma que o conhecemos atualmente.
Saiba tudo sobre o Sandero
Desde o seu lançamento, o Renault Sandero atingiu um público consideravelmente grande, mas por ainda ser fabricado na mesma geração de 2014 e por não receber atualizações significativas há algum tempo, ele acabou ficando ultrapassado no quesito tecnologia em relação aos concorrentes, logo se tornando um pouco esquecido nas concessionárias.
Ele ainda pode ser considerado uma boa compra para quem necessita de um modelo com boa capacidade no porta-malas e um bom espaço interno, já que estes são seus principais destaques. O consumo de combustível urbano não é muito alto, mas a melhora da média de consumo na estrada é bem baixa, se tornando quase imperceptível.
Conforme citamos anteriormente, o Sandero sente o peso de um projeto mais antigo, ainda sem trazer muita modernidade em suas versões, embora tenha DRL e lanternas traseiras em LED, além dos 4 airbags. Mas, a versão mais em conta se quer traz uma central multimídia ou um rádio.
Seu desempenho está dentro da média dessa categoria. Por estar desatualizado perante aos concorrentes mais recentes, o hatch da Renault disputa o mercado com 3 outros veteranos, o Volkswagen Gol, o Fiat Uno e o Chevrolet Joy. Entretanto, somente o modelo da montadora alemã segue sendo vendido, enquanto os outros se despediram recentemente do nosso país.
Após a chegada do modelo em 2007, a montadora aplicou uma reestilização em 2011 e depois trouxe a nova geração em 2014, que melhorou muito sua modernidade. Porém, essa geração teve apenas 1 facelift, de julho de 2019, não recebendo mais nenhuma alteração significativa após essa data.
Principais concorrentes