A alternativa R.S. é a versão esportiva do Sandero, e ao contrário de outras versões do próprio modelo e de alguns concorrentes, além do visual esportivo ela conta também com modificações reais na mecânica, trazendo uma suspensão mais rígida e uma motorização mais potente. Embora já tenha saído de linha, o modelo ficou famoso por ser um dos esportivos mais baratos do mercado.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto Esportivo
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
2.0 aspirado
Potência/Torque
150 cv / 20,9 kgfm
Transmissão
Manual
Tração
Dianteira
Design esportivo
Espaço interno
Porta-malas
Desempenho
Dirigibilidade
DRL e lanternas traseiras em LED
4 airbags
Controles de estabilidade e tração
Central multimídia de 7”
Rodas de liga-leve R17
Consumo Cidade | 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8 s
Velocidade máxima | 202 km/h
Porta-malas | 320L
Tanque | 50L
Versões atuais
RS Finale
Versões descontinuadas
RS
RS Racing Spirit
Linha do tempo
Desde 2015 a Renault possui um representante na categoria de hatches compactos esportivos, que é o Sandero R.S., sempre com motor 2.0 aspirado exclusivo. Ele saiu de linha recentemente, em razão das novas normas de emissões de poluentes.
Saiba tudo sobre o Sandero RS
Infelizmente, recentemente a Renault deixou de ofertar a versão esportiva do Sandero, chamada de Renault Sandero RS Isso aconteceu em razão das novas leis de emissões de poluentes do Proconve L7, que ficaram mais rígidas e entraram em vigor no primeiro dia de janeiro de 2022. O modelo entra na história por ter sido o hatch esportivo mais barato do mercado durante muito tempo.
Já deve ter ficado claro que o Renault Sandero RS é indicado para quem busca esportividade, pois além do visual, essa versão traz uma suspensão mais firme, o que melhora a dinâmica esportiva do modelo, e uma motorização exclusiva, com muito mais potência e torque.
Quando foi lançado era um modelo relativamente barato, e embora esteja muito caro atualmente, sua última linha ofertada ainda trazia um bom custo-benefício dentro dessa proposta de performance.
Desempenho é um ponto bem forte do hatch da Renault, mas o seu proprietário não pode esperar um consumo de combustível baixo, afinal este é um quesito negativo dessa versão.
Mesmo desconsiderando a proposta principal dessa configuração que é a esportividade, ele ainda ganha destaque pelo bom porta-malas e pelo espeço interno aconchegante. Outro ponto que desagrada é a falta de equipamentos tecnológicos.
Não há concorrentes, mas atualmente o modelo mais próximo do Sandero R.S. é o Volkswagen Polo GTS, que é muito mais caro e agora assume o posto de esportivo mais barato do país.
Lançado no final de 2015, além da versão R.S. Racing Spirit limitada a 1.500 unidades e ofertada em 2017, a única alteração da linha R.S. foi feita em julho de 2019, quando a linha Sandero recebeu um facelift. Por não se enquadrar nas novas regras de poluentes, o esportivo saiu de linha em dezembro deste último ano, com uma série limitada a 100 unidades e chamada de R.S. Finale.
Principais concorrentes Volkswagen Polo GTS.