O Toyota Camry é o maior sedan da marca japonesa já ofertado em nosso país, sempre focando em trazer um excelente conforto e bons equipamentos de conveniência para o condutor e os passageiros.
Embora não tenha uma proposta esportiva, o seu conjunto mecânico proporciona um desempenho muito bom para o modelo.
Perfil Geral
Origem
Japão
Tipo
Sedan
Segmento
Grande
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Gasolina
Motor
3.5 V6 aspirado
Potência/Torque
310cv / 37,7 kgfm
Transmissão
Automáica convencional
Tração
Dianteira
Conforto
Bom acabamento
Desempenho
Alta confiabilidade mecânica
Espaço interno e porta-malas
Ar-condicionado digital tri-zone
Painel digital para os passageiros traseiros
Faróis full-LED
Painel de instrumentos com tela digital de 7”
Bancos dianteiros e traseiros com ajustes elétricos
Consumo Estrada | 11,5 km/l (G)
Consumo Cidade | 8,3 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 7s
Velocidade máxima | 225 km/h
Porta-malas | 593L
Tanque | 60L
Versões atuais
XLE
Versões descontinuadas
LE
Linha do tempo
O Camry nunca foi um modelo de muitas vendas em nosso mercado, pois sempre foi ofertado em uma faixa de preços bem alta. A popularidade dos SUVs também o prejudicou bastante, e então a Toyota deixou de importá-lo, ao menos temporariamente.
Saiba tudo sobre o Camry
Por se tratar de um sedan grande, o Toyota Camry sempre teve preços muito elevados. Por conta disso, essa categoria nunca teve vendas muito expressivas, embora tenha feito mais sucesso no passado, quando os carros intitulados como “SUVs” ainda não eram tão populares como são atualmente, categoria que acabou “matando” muitos hatches e sedans em vários mercados espalhados pelo mundo.
O modelo é buscado principalmente por proprietários que tinham motoristas contratados, pois o Camry oferece muito conforto para quem trafega nos bancos traseiros, principalmente considerando a presença dos ajustes elétricos da inclinação dos assentos, do ar-condicionado de 3 zonas independentes e também de uma tela digital onde o passageiro comanda diversas funções, como por exemplo a abertura ou fechamento da persiana das janelas.
O conjunto mecânico também é um ponto forte, pois embora não tenha uma motorização turbo como alguns concorrentes traziam, ele entrega um 3.5 V6 de muita potência, que proporciona um desempenho muito bom considerando a sua proposta.
Contudo, ele ainda deve mais tecnologias recentes considerando seu valor de mercado, como uma central multimídia maior e mais conectada, um painel de instrumentos 100% digital, sistemas de condução semiautônoma e etc. Esse segmento de sedans grandes está cada vez mais raro no mercado brasileiro, tanto é que o Toyota Camry concorria com modelos como Ford Fusion, Volkswagen Passat e Honda Accord, e entre eles, somente o modelo da Honda continua sendo vendido atualmente.
Ele chegou no Brasil em 1992, já na terceira geração. Em 1996, 2001, 2006, 2011 e 2018 ele também ganhou novas gerações, deixando de ser ofertado em terras brasileiras em agosto de 2021, pelo menos temporariamente, já que ele pode voltar em 2022 trazendo atualizações.
Principais concorrentes