Sendo derivado do Corolla sedan, o SUV médio Corolla Cross tem a receita do sucesso obtido pelo irmão, mas em uma carroceria que está cada vez mais em ascensão, enquanto os sedans perdem mercado com o passar do tempo. Seus maiores destaques são a confiabilidade mecânica proporcionada pela fama da montadora e o conjunto híbrido único no seu segmento.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
SUV
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Híbrido Flex
Motor
1.8 aspirado / elétrico
Potência/Torque
122 cv / 16,6 e 14,5 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Baixo consumo de combustível
Segurança
Confiabilidade mecânica
Conforto
Único híbrido do segmento
Piloto automático adaptativo (de série)
Sensor de ponto cego (versões XRV e XRX)
Frenagem automática de emergência (de série)
Sistema de permanência em faixa (de série)
Ar-condicionado digital dual-zone (versão XRX)
(1.8 Hybrid CVT)
Consumo Cidade | 11,8 km/l (E) e 17,8 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,7 km/l (E) e 14,7 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13s
Velocidade máxima | 170 km/h
Porta-malas | 440 L
Tanque | 47 L
Versões atuais
XR
XRE
GR-S
XRV
XRX
Versões descontinuadas
Special Edition
Linha do tempo
O Toyota Corolla sedan está no mercado brasileiro há muitos anos, mas o Corolla Cross tem menos de 2 anos de mercado, já se consolidando como 2º SUV médio mais vendido do país. Em janeiro ganhou mais itens de segurança, de série para toda a gama 2023.
Saiba tudo sobre o Corolla Cross
Como seu próprio nome acaba entregando, o Toyota Corolla Cross é baseado no sedan médio Corolla, este que está presente no mercado brasileiro há décadas. Mesmo que haja bastante diferenças, sobretudo de preço, o crossover médio tem a receita de sucesso do Corolla, e por isso tem conseguido se estabilizar como segundo “SUV” Médio mais vendido do país.
O Toyota Corolla Cross é uma boa escolha para quem não liga de abrir mão de uma construção mais refinada (como a suspensão traseira independente e o freio de estacionamento eletrônico) para ter um modelo ligeiramente mais alto que um sedan e com design de SUV.
Entre seus maiores destaques podemos citar a confiabilidade proporcionada pela Toyota e o conjunto mecânico híbrido das versões mais caras, que é único no segmento dos crossovers médios. Ele proporciona um excelente consumo de combustível, ainda mais na cidade, onde os híbridos costumam alcançar médias melhores do que na estrada.
Por outro lado, desempenho não é sua proposta, assim como a conectividade e a alta quantidade de tecnologia inovadora. Seu lançamento ainda é bastante recente no mercado automotivo brasileiro, estreando em março do ano passado (2021), ou seja, sua carreira ainda tem menos de 2 anos no Brasil.
A primeira alteração veio em janeiro de 2022, quando até mesmo as versões mais básicas passaram a adotar o pacote “Toyota Safety Sense”, que inclui itens como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de permanência em faixa. Em março de 2022 a montadora lançou a versão esportivada (chamada assim por não tem modificações mecânicas) GR-S.
Principais concorrentes
- Jeep Compass
- CAOA Chery Tiggo 7
- Volkswagen Taos
- Mitsubishi Eclipse Cross
- Chevrolet Equinox
- Kia Sportage
- Ford Territory
- Hyundai New Tucson