Conhecido por ter uma alta robustez e entregar a grande confiabilidade mecânica dos modelos Toyota, o Etios foi um hatchback posicionado na linha de entrada da marca. Convivendo por um tempo junto com o Yaris, o Etios saiu de linha em março de 2021, e então o “irmão” passou a ser o mais barato da montadora no Brasil.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatchback
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.5 aspirado
Potência/Torque
107 cv / 14,7 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Robustez
Facilidade de revenda
Confiabilidade mecânica
Consumo de combustível
Bom espaço interno
Piloto automático (versões automáticas)
Ar-condicionado manual (de série)
Central multimídia de 7” (versão X Plus)
Rodas de liga-leve R15 (versão X Plus)
Controles de tração e estabilidade (de série)
(1.5 Manual)
Consumo Cidade | 8,3 km/l (E) e 12,4 km/l (G)
Consumo Estrada | 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,1s
Velocidade máxima | 173 km/h
Porta-malas | 270 l
Tanque | 45 l
Versões atuais
X
X Plus
Versões descontinuadas
Platinum
XLS
Ready
XS
Cross
Linha do tempo
No Brasil o Toyota Etios sempre atuou como opção mais barata da marca. Contudo, com a chegada do Yaris (mais moderno e refinado), o Etios acabou perdendo muitas vendas, então saindo de linha em 2021 para dar espaço à produção do Corolla Cross.
Saiba tudo sobre o Etios
O Toyota Etios foi criado para ser um modelo de baixo custo da Toyota, tanto é que tinha um projeto bastante espartano e sempre foi posicionado no começo de toda a linha da montadora japonesa no Brasil.
Por ser um carro básico, ele se destacava pela alta confiabilidade mecânica e pela robustez, tanto é que o modelo foi muito usado por taxistas e motoristas de aplicativo. Entre suas qualidades, também se destacam o espaço interno (mesmo que o entre eixos seja pequeno), e o baixo consumo de combustível fornecido pelos motores 1.3 e 1.5.
Um dos pontos negativos é o design, pois embora esse quesito seja relativo de acordo com o gosto de cada consumidor, muitas pessoas sempre o criticaram. Outro ponto que não agradava era o acabamento, já que o modelo tinha um projeto muito simples e visando a economia de custos.
Em sua última linha ofertada no Brasil, a lista de equipamentos também era bastante enxuta, sem muitos destaques. Por conta de seu posicionamento no mercado, o Toyota Etios acabava concorrendo com outros famosos modelos, tais como Renault Sandero, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
A Toyota lançou o Etios no Brasil em setembro de 2012, enquanto a versão de topo Platinum chegou apenas em junho de 2014. Essa configuração recebeu um design exclusivo na linha 2017, que foi lançada em agosto de 2016, como uma forma de “testar o gosto dos consumidores”.
A estratégia deu certo e logo em janeiro de 2017 o restante da linha ganhou o mesmo design. Após a versão Cross deixar o mercado em 2018, o Etios realmente saiu de cena em março de 2021 para abrir espaço na fábrica da Toyota, que começou a produzir o Corolla Cross.
Principais concorrentes