A Hilux, picape média da Toyota, tem fama principalmente por ser altamente robusta, sendo muito utilizada para o trabalho pesado em várias regiões do Brasil. Aqui em nosso país ela é a picape mais vendida de seu segmento, geralmente com uma boa margem de unidades em comparação com a segunda colocada do ranking.
Perfil Geral
Origem
Argentina
Tipo
Picape
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Diesel
Motor
2.8 turbodiesel
Potência/Torque
204 cv / 50,9 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
4x4
Robustez
Capacidade off-road
Confiabilidade mecânica
Facilidade de revenda
Durabilidade
Faróis full LED (versões SRX e GR-S)
Piloto automático adaptativo (versões SRX e GR-S)
Frenagem automática de emergência (versões SRX e GR-S)
Sistema de som JBL (versões SRX e GR-S)
Câmera 360° (versões SRX e GR-S)
(2.8 AT)
Consumo Cidade | 10,1 km/l (D)
Consumo Estrada | 11,3 km/l (D)
Aceleração 0 a 100 km/h | 12 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 1.000 L
Tanque | 80 L
Versões atuais
Chassi Cabine
Cabine Simples
STD Power Pack
SR
SRV
SRX
GR-S
Versões descontinuadas
STD Narrow
SR Challenge
SRV Top
Linha do tempo
Foi na 5ª geração mundial que a Hilux chegou ao Brasil, adotando proposta mais próxima de um carro de passeio a partir da 7ª, que marcou o início da fama da picape por aqui. Após o último facelift a picape ganhou a versão esportiva GR-S em 2022.
Saiba tudo sobre o Hilux
Em nosso país a Toyota Hilux é uma das picapes mais vendidas de nosso mercado e líder em seu segmento de caminhonetes médias. Ela tem uma grande fama por conta de sua robustez, sendo muito utilizada então para o uso no trabalho pesado e em diversas situações off-road. Essa confiabilidade e durabilidade mecânica proporciona também uma ótima revenda ao modelo.
O desempenho do modelo aumentou bastante quando ganhou o último facelift, corrigindo um ponto que precisava ser melhorado nos modelos anteriores. Agora, nesse quesito a Toyota Hilux se assemelha à maioria das picapes disponíveis atualmente nessa categoria de médias.
A lista de equipamentos também evoluiu bastante, embora a conectividade não seja o foco da Toyota, assim como o conforto ao rodar e o acabamento interno. Quando a Hilux chegou ao mercado brasileiro, em outubro de 1992, ela já estava em sua quinta geração mundial, ganhando a sexta em setembro de 1997.
Em março de 2005 ela foi novamente reformulada, mas dessa vez se aproximando mais de um carro de passeio, sobretudo do Corolla, que também pertence à Toyota.
A geração vendida atualmente nas concessionárias brasileiras chegou por aqui em novembro de 2015, mas passou por um facelift em agosto de 2018 e outro em novembro de 2020, sendo esse o mais recente. Foi nessa ocasião que o modelo ganhou uma lista de equipamentos mais generosa no quesito segurança, com alguns sistemas de condução semiautônoma.
O motor também foi atualizado, ganhando expressivos 27 cv, e considerando a versão esportiva GR-S lançada em março de 2022, são 20 cv a mais que as outras alternativas da gama.
Principais concorrentes
- Chevrolet S10
- Ford Ranger
- Mitsubishi L200 Triton
- Nissan Frontier
- Volkswagen Amarok