O Toyota Prius faz parte de um nicho muito específico. O modelo pode ser considerado um sedan médio, mas entrega um visual único, principalmente na traseira, que lembra também um hatchback. Seu foco está presente na sustentabilidade e na economia de combustível, e traz até mesmo calotas aerodinâmicas sobre as rodas de liga-leve.
Perfil Geral
Origem
Japão
TIpo
Sedan
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Híbrido à gasolina
Motor
1.8 aspirado / elétrico
Potência/Torque
122cv / 14,4 e 16,6 kgfm
Transmissão
CVT
Tração
Dianteira
Baixo consumo de combustível
Conforto
Confiabilidade mecânica
Segurança
Tecnologia híbrida
Banco do motorista com ajustes elétricos
Head-up display
Faróis Full-LED
Sistema de som JBL
7 airbags
Consumo Cidade | 18,9 km/l (G)
Consumo Estrada | 17 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11 s
Velocidade máxima | 165 km/h
Porta-malas | 442L
Tanque | 43L
Versões atuais
High
Linha do tempo
O Toyota Prius fez mais sucesso no Brasil em sua quarta geração, embora ainda não tivesse vendas muito expressivas. Com a chegada do Corolla Hybrid, o Prius deixou de fazer sentido e então saiu de linha em agosto de 2021.
Saiba tudo sobre o Prius
O Toyota Prius foi o primeiro modelo híbrido do mundo a ser produzido em massa, e aqui no Brasil sempre veio importado do Japão. Com seu visual polêmico, ele sempre teve foco na economia de combustível, que realmente foi seu ponto forte durante toda a trajetória em nosso mercado.
Além da excelente economia de gasolina, o Toyota Prius entregava um bom conforto e uma lista relativamente boa de itens de série. Porém, o principal ponto negativo fica a respeito do design, pois embora esse fator envolva gostos pessoais, é fato que ele traz um visual muito ousado, considerado feio pela maioria.
Esse ponto melhorou nas linhas mais recentes, mas ele ficou caro demais, principalmente considerando que o Corolla Hybrid já possuía tecnologia flex, mais segurança, melhor acabamento e uma lista de equipamentos muito mais generosa. Com preço alto e um concorrente dentro da própria marca, o Prius já não era mais uma boa compra.
Logicamente existem outros modelos com tecnologia híbrida no Brasil, mas nenhum deles rivaliza diretamente com o sedan da montadora japonesa, já que este traz uma proposta e uma faixa de preço bastante específica. Sendo assim, o modelo mais próximo era o Ford Fusion Hybrid, que já atuava em um segmento diferente.
Embora exista no mercado global desde o final dos anos 90, em nosso país ele desembarcou apenas em janeiro de 2013, já em sua terceira geração. A quarta veio em 2016, esta que recebeu um facelift em 2019 deixando o visual ligeiramente menos polêmico, algo que se tornou uma crítica durante algum tempo.
Em agosto de 2021 a Toyota encerrou sua importação para o Brasil, então deixando de ofertá-lo por aqui.
Principais concorrentes Não há.