Toyota RAV4 é o SUV/Crossover Médio da montadora japonesa, mas que atua em uma faixa de preços mais elevada, focando em trazer uma motorização híbrida como diferencial, já que nenhum modelo da categoria oferta essa tecnologia. Com isso ele traz um dos mais baixos consumos de combustível do segmento, principalmente na cidade.
Perfil Geral
Origem
Japão
Tipo
SUV/Crossover
Segmento
Médio
Capacidade
5 passageiros / 5 portas
Mecânica
Combustível
Híbrido à gasolina
Motor
2.5 aspirado / elétrico
Potência/Torque:
222cv / 27,9 kgfm.
Transmissão
CVT
Tração
AWD
Única da categoria com tecnologia híbrida
Conforto
Confiabilidade mecânica
Segurança
Consumo de combustível
Porta-malas com abertura automática
Bancos dianteiros elétricos
Piloto automático adaptativo
Farol alto automático
Ar-condicionado digital dual-zone
Consumo Cidade | 14,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 12,8 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 8,1 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 580L
Tanque | 55L
Versões atuais
SX Connect
Versões descontinuadas
S
Top
Linha do tempo
No Brasil o RAV4 passou por muitas gerações, mas nenhuma delas atingiu um número de vendas muito expressivo, já que ele sempre foi um carro bem caro, atualmente ultrapassando a barreira dos 300 mil reais.
Saiba tudo sobre o RAV4
O Toyota RAV4 é o SUV/Crossover da Toyota, que hoje o posiciona no segmento dos médios, porém em um nicho de modelos mais caros, atuando em uma espécie de subsegmento. Ele é o único da categoria a trazer motorização híbrida, e é justamente nesse ponto que a montadora japonesa aposta, entregando também outros quesitos já conhecidos da marca como a confiabilidade.
Ele se torna uma ótima compra para quem se preocupa com o consumo de combustível, sobretudo no uso urbano. Isso porque na cidade a parte elétrica do conjunto mecânico é utilizada com mais frequência, mantendo o motor à combustão apenas como gerador de energia para recarregar as baterias. Como o circuito de estrada exige mais esforço do motor à gasolina, seu consumo acaba aumentando, algo que acontece com praticamente todo híbrido.
Segurança também é um ponto positivo do modelo, mas considerando seu preço, fica devendo bastante tecnologia, principalmente nos recursos de conectividade (Como uma central multimídia mais evoluída) e comodidade. O desempenho também é muito bom considerando sua proposta e segmento.
Como dissemos anteriormente, ele atua em um nicho mais caro do segmento de SUVs/Crossovers Médios, por isso acaba concorrendo com apenas 3 modelos: Peugeot 3008, Ford Bronco Sport e Honda CR-V, seu principal rival.
Ele chegou ao nosso país em 1999, mas já recebeu uma nova geração em 2000, se alinhando com o mercado de outros países. Contudo, em terras brasileiras uma das gerações que mais fez sucesso chegou em 2012, além da atual que foi lançada em 2019, já trazendo a motorização híbrida, porém em duas configurações de acabamento.
Principais concorrentes