Embora no passado tenha sido praticamente uma Hilux “fechada” (inclusive chamado de Hilux SW4), atualmente o SW4 é mais independente, mesmo que continue sendo derivado da picape, o que é um ponto positivo. Ele é conhecido pela alta robustez e confiabilidade mecânica, conquistando então quem busca refinamento mas necessita de ampla capacidade off-road e alta durabilidade.
Perfil Geral
Origem
Argentina
Tipo
SUV
Segmento
Grande
Capacidade
5 ou 7 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Diesel
Motor
2.8 turbodiesel
Potência/Torque
204 cv / 50,9 kgfm
Transmissão
Automática convencional
Tração
4x4
Robustez
Capacidade off-road
Confiabilidade mecânica
Conforto
Durabilidade
Abertura automática do porta-malas (de série)
Piloto automático adaptativo (de série)
Frenagem automática de emergência (de série)
Sensores de ponto cego (de série)
Alerta de saída de faixa (de série)
(2.8 AT)
Consumo Cidade | 9,8 km/l (D)
Consumo Estrada | 11,2 km/l (D)
Aceleração 0 a 100 km/h | 11,8 s
Velocidade máxima | 180 km/h
Porta-malas | 500 L
Tanque | 80 L
Versões atuais
SRX
SRX 7 Lugares
Diamond
GR-S
Versões descontinuadas
SR
SRV
Linha do tempo
Lançado junto com a Hilux em 1992, o SW4 deixou de ser importado do Japão em 2002, voltando ao Brasil somente em 2005, já em nova geração, que por sinal ficou marcada pelo início do sucesso que tem hoje. A versão Diamond em 2021 trouxe um visual exclusivo.
Saiba tudo sobre o SW4
Por mais que já tenha sido basicamente uma versão sem caçamba e mais refinada que a Hilux (inclusive sendo chamado de Hilux SW4), hoje o Toyota SW4 é um SUV com identidade própria e muito mais independente, mesmo que ainda seja derivado da caminhonete.
Também por ser montado sobre chassis (ao contrário da maioria dos SUVs atuais) sem dúvidas sua maior qualidade é a robustez e confiabilidade de todo o seu projeto, aliada a uma boa capacidade off-road e também a bastante espaço e conforto interno.
Como o foco do Toyota SW4 é justamente ser muito robusto e confiável, seus potenciais consumidores não devem se importar com a ausência de equipamentos praticamente obrigatórios considerando o seu alto preço. O desempenho, embora não seja ruim, também não é tido como objetivo pela montadora.
Com esse conjunto o SW4 é indicado para quem busca refinamento mas ainda prioriza a segurança em um uso mais severo, inclusive no off-road.
Mesmo que na época o SUV tenha andado lado a lado com a picape Hilux, suas passagens no tempo são um pouco diferentes. Ambos chegaram ao mercado brasileiro em outubro de 1992, mas a partir desse momento tomaram caminhos diferentes, pois em 2002 a Toyota deixou de importar o SW4 do Japão, ficando indisponível para compra em território brasileiro até outubro de 2005, quando voltou a ser vendido em uma nova geração, a que foi responsável por empregar tanto sucesso da dupla.
A próxima geração chegou apenas em fevereiro de 2016, passando por uma reestilização visual novembro de 2020. Exatamente um ano depois a configuração luxuosa Diamond voltou ao catálogo trazendo um design exclusivo, enquanto no mês seguinte (dezembro de 2021) a versão esportivada (sem modificações mecânicas) GR-S foi lançada.
Principais concorrentes
- Chevrolet Trailblazer
- Mitsubishi Pajero Sport