É verdade que o Volkswagen Gol permanece em linha mesmo com um projeto muito antigo, fator que o deixa muito defasado em relação aos outros integrantes semelhantes do mesmo mercado. Porém, sua simplicidade, robustez e facilidade de manutenção cativam os donos de empresas que o adquirem como veículo de frota para trabalho.
Perfil Geral
Origem
Brasil
Tipo
Hatch
Segmento
Compacto
Capacidade
5 passageiros / 4 portas
Mecânica
Combustível
Flex
Motor
1.0 aspirado
Potência/Torque
84cv / 10,4 kgfm
Transmissão
Manual ou automática
Tração
Dianteira
Consumo de combustível
Manutenção simples e barata
Boa revenda
Robustez
Ampla rede de concessionárias
Direção hidráulica
Central multimídia
Faróis de neblina
Rodas de liga-leve R15
Retrovisores elétricos com função tilt-down no direito
(1.0 Manual)
Consumo Cidade | 9,1 km/l (E) e 13,3 km/l (G)
Consumo Estrada | 10,1 km/l (E) e 14,4 km/l (G)
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,1s
Velocidade máxima | 167 km/h
Porta-malas | 263L
Tanque | 55L
Versões atuais
1.0 Manual
1.6 Manual
1.6 Automática
Versões descontinuadas
Trendline
Comfortline
Highline
Linha do tempo
Desde 2008 o Gol está na mesma geração, embora tenha recebido mudanças no design durante esse tempo, o que foi considerado por muitos como novas gerações. Entretanto, na realidade foram 3 ao longo de sua história, pois elas realmente mudaram a carroceria.
Saiba tudo sobre o Gol
Estando na mesma geração há cerca 14 anos, não há como negar que o modelo está bem defasado em relação aos outros integrantes de seu segmento. Isso faz com que a maior parte de suas vendas sejam realizadas através da modalidade de venda direta, onde alguma empresa adquire o carro diretamente com a fábrica, onde ele é faturado.
Ele possui poucas qualidades para citarmos atualmente, justamente por conta de sua desatualização. Porém, ainda se trata de um modelo robusto, econômico, com boa revenda e com uma manutenção barata e simples, pois encontrar peças do Volkswagen Gol não é uma tarefa complicada.
Em contrapartida podemos mencionar seu projeto que indicia o tamanho de sua idade, a falta de itens de série (os itens mais interessantes são opcionais), o porta-malas pequeno e a simplicidade exagerada.
Por estar defasado, em nosso mercado ele acaba concorrendo com apenas 1 carro atualmente, que é o Renault Sandero, outro modelo que também sente o peso da idade, embora seja ainda mais moderno que o hatch da Volkswagen. Chevrolet Joy, Ford Ka e Fiat Uno também disputavam o segmento, mas foram descontinuados recentemente.
A trajetória do Gol é longa, e muitas pessoas consideram que ele teve 8 gerações durante sua carreira. Todavia, isso está errado, já que na maioria das vezes o modelo foi apenas atualizado, geralmente só no visual, sem trocar de estrutura ou plataforma.
Na realidade foram 3 gerações: a primeira de 1980, a segunda de 1994 e a terceira de 2008, todas elas com a incrível marca de 14 anos de diferença. Seguindo essa linha, o Volkswagen Gol deveria receber agora uma nova geração, mas isso provavelmente não acontecerá.
Principais concorrentes