1/6
Versões Volkswagen Gol 2020
Gol 2020 Gol 1.0L MPI
Resumo
Versão entrada com motor 1.0 e câmbio manual, tem o básico, incluindo ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e direção hidráulica.
Gol 2020 Gol 1.6L AT
Resumo
Versão idêntica à 1.6, mas vem com câmbio automático.
Gol 2020 Gol 1.6L
Resumo
Além do motor 1.6, acrescenta kit multimídia, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina e volante multifuncional.
O VW Gol trouxe em 2019 algumas mudanças estéticas na carroceria, entre as quais se destaca a nova dianteira com entradas de ar tipo colmeia. Tanto faróis traseiros como dianteiros estão com o design mais esportivo e afilado, uma tendência no mercado.
O atual Gol 2020 segue com estas mudanças e tem rodas de 15 polegadas, uma medida maior que as clássicas 14 usadas até 2017. Na parte traseira se destaca a tampa do porta-malas com vários vincos aerodinâmicos e um spoiler com luz de freio.
Em linhas gerais o novo design do Gol 2020 se vê mais moderno que nas versões anteriores, mas mantem seu estilo redondo, clássico e elegante. Se você prefere algo mais transgressor, há varias opções melhores no mesmo segmento, como, por exemplo, o Fiat Argo ou o Novo Chevrolet Onix.
O Gol 1.0 é equipado com o novo motor 1.0 de 3 cilindros que entrega 82 cavalos de potência, enquanto o motor do Gol 1.6 é o MSI de 1.6 litros e 8 válvulas com 101 cavalos de potência, as duas versões são comercializadas com câmbio manual e a 1.6 pode vir com câmbio automático.
Ainda que atualmente a potência possa parecer e é só o suficiente, esta carência é suprida com relação do seu câmbio que entrega bom torque desde baixas rotações.
O Volkswagen Gol 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com o motor 1.6 e o Gol 1.0 demora 13,1 segundos para a mesma aceleração.
A velocidade máxima do Gol 1.6 é de 185 km/hora, enquanto a do 1.0 é de 167 km/hora.
Já no consumo, o Gol 2020 1.6 abastecido com gasolina roda 11 km/litro na cidade, enquanto na estrada percorre 13,3 km/litro e com etanol faz 7,6 e 9,2 km/litro nestas mesmas condições.
O Gol 2020 1.0 melhora um pouco estes números, mas não chega a compensar a diferença que tem em seu desempenho com relação ao motor 1.6, com etanol ele roda 8,8 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada e quando abastecido com gasolina roda 12,9 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada.
O chassis e a suspensão do Volkswagen Gol são excelentes: trazendo conforto ao dirigir e bem desempenho nas curvas, mesmo sendo um pouco duro na cidade e sentir um pouco algumas vibrações da carroceria, principalmente quando fechamos o porta-malas com muito força.
No interior do hatch, materiais duros, mas de qualidade, e linhas angulares modernas.
Revestidos em tecido, os bancos são confortáveis e o volante pode ser forrado, como opcional. Um Volkswagen clássico, seu interior combina muito bem os tons escuros, proporcionando uma sensação de carros mais caros.
A posição de condução é boa, com o assento do motorista ajustável em altura. O volante não possui nenhum tipo de regulação.
Os assentos são confortáveis e anatômicos: todos eles têm apoios de cabeça no Gol 1.6. O espaço disponível para os passageiros, tanto da frente quanto de trás, é suficiente, com altura correta, bom comprimento e largura.
O VW Gol permite que três adultos sejam transportados no banco traseiro sem muito desconforto, com a condição de que o quinto cinto de segurança é pélvico, de dois pontos e não inercial.
O porta-malas é o ponto mais fraco do Gol, mas isto é típico de qualquer hatch, tem uma capacidade de 285 litros e o material do tecido parece um pouco rústico. Como se isso não bastasse, não pode ser aberto a partir do interior do veículo ou à distância.
Tanto o Gol 2020 1.0 quanto o 1.6 possuem ar condicionado manual, bancos em tecido, vidros traseiros manuais, espelhos manuais, travamento central e bluetooth.
O Gol 1.6 oferece como opcional os vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, comandos de voz, volante multifuncional e tela sensível ao toque com multimídia completo.
O VW Gol vem com uma peça que permite que você coloque seu Smartphone sobre ela, também possui uma entrada USB e um espaço para colocar seu cabo e carregar o telefone com estilo.
Mas não vai, além disto, multimídia nem pensar, o painel é sóbrio e faz jus à categoria de hatch popular, com uma tela pequena em boa resolução com as informações do computador de bordo e indicadores analógicos com boa iluminação.
As duas versões do Gol possuem os mesmos equipamentos de segurança, e podem ser detalhadas em apenas uma linha: freios ABS, airbags dianteiros e âncoras isofix e sensores de estacionamento.
É o carro com a menor classificação de teste de colisão em seu segmento: apenas três estrelas no Latin NCAP. Em um comparativo, Toyota Etios e Chevrolet Onix, por exemplo, alcançaram 4 estrelas para passageiros adultos.
O Volkswagen Gol 2020 pode ser uma boa opção para quem vai comprar o seu primeiro veículo, especialmente se você estiver procurando por um carro confiável, com motor e mecânica simples, mais que comprovado.
Este modelo é uma aposta segura, sem muito risco. O mercado neste segmento é enorme e, embora você possa encontrar carros muito melhor equipados, com designs mais modernos pelo mesmo preço, o hatch da Volkswagen é uma opção confiável.